Banca de DEFESA: ROSAMARA SOUZA COELHO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ROSAMARA SOUZA COELHO
DATA: 24/08/2022
LOCAL: Defesa remota via Google Meet

INTERAÇÕES TRÓFICAS ENVOLVENDO MOSCAS-DAS-FRUTAS: PARASITOIDES E Euborellia annulipes (DERMAPTERA: ANISOLABIDIDAE) COMO ALIADOS DE CONTROLE

Anastrepha. Ceratitis. Tesourinha. Comportamento. Resposta olfativa. Predação intraguilda.

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia
SUBÁREA: Fitossanidade
ESPECIALIDADE: Entomologia Agrícola

Ceratitis capitata e Anastrepha spp. (Diptera: Tephritidae) destacam-se pela polifagia e plasticidade fenotípica, impactanto diretamente a fruticultura e os mercados de exportação. Conhecer o complexo moscas-das-frutas, bem como as variações de infestação e parasitismo entre frutíferas é, nesta perspectiva, fundamental para gerenciar os riscos e implementar táticas assertivas em pomares com diversidade de plantas hospedeiras. Além disso, a prospecção de novos agentes de biocontrole é uma estratégia particulamete interessante, especialmente quando consideramos inimigos naturais já presentes em campo, a exemplo do predador Euborellia annulipes (Dermaptera: Anisolabididae). Esse estudo determinou a composição do complexo moscas-das-frutas para um pomar na região Sul de Minas Gerais, Brasil e avaliou o papel dos voláteis do fruto da goiaba (Psidium guajava) na sinalização de abrigo e presença de presas por E. annulipes. Adicionalmente, determinou-se a predação da mosca-das-frutas C. capitata por E. annulipes e investigamos se o parasitismo por Diachasmimorpha longicaudata (Hymenoptera: Braconidae) influencia na predação, além de verificar se as marcações químicas do parasitoide D. longicaudata orientam a escolha de E. annulipes entre larvas parasitadas e não parasitadas. Para o levantamento em campo, cinco espécies de mosca-das-frutas e sete espécies de parasitoides foram associadas a cinco famílias botânicas. O maior índice de infestação foi obtido para araçá-boi (Eugenia stipitata) e consideramos pitanga (Eugenia uniflora) e araçá-roxo (Psidium myrtoides) como repositórios de parasitoides de moscas-das-frutas. A amostragem utilizando armadilhas, possibilitou a captura de 10 espécies de moscas-das-frutas, sendo A. amita e A. punctata reportadas pela primeira vez para o estado de Minas Gerais. As espécies mais abundantes foram C. capitata, A. fraterculus e A. obliqua. Nossos resultados mostraram também que as fêmeas do predador E. annulipes utilizam pistas químicas voláteis para localizar frutos de goiaba, os quais servem como abrigo, e que apesar de serem inicialmente atraídas pelos odores de frutos de goiaba infestados por presas, preferem se abrigar em frutos não infestados após a predação. Além disso, as fêmeas predam um número maior de moscas-das-frutas do que os machos, independentemente do estágio de desenvolvimento da presa, mas ambos os sexos exibiram uma resposta funcional do tipo II. Curiosamente, os machos mataram as presas, mas não consumiram mais larvas de moscas-das-frutas do que as fêmeas. Em testes com chance de escolha, as fêmeas evitaram se alimentar de larvas parasitadas por D. longicadata. No geral, esses achados são inéditos, agregam conhecimento e novas relações tróficas para moscas-das-frutas e indicam que E. annulipes é um potencial agente de controle biológico de C. capitata. Por evitar o consumo de larvas parasitadas por D. longicaudata, a combinação dos dois inimigos naturais é promissora, podendo resultar em efeito aditivo na mortalidade da praga.

Presidente - ROSANGELA CRISTINA MARUCCI (Membro)
Externo à Instituição - NATALIA NARANJO GUEVARA - UFLA (Membro)
Externo à Instituição - MÁRCIO ALVES SILVA - UESPI (Suplente)
Interno - LUIS CLAUDIO PATERNO SILVEIRA (Membro)