Banca de QUALIFICAÇÃO: LUIS FELIPE LIBREROS HERNÁNDEZ

DISCENTE: LUIS FELIPE LIBREROS HERNÁNDEZ
DATA: 30/06/2023
LOCAL: Anfiteatro do Departamento de Entomologia

SINOPSE DOS GÊNEROS DE CARABIDAE (COLEOPTERA) DO GRAN CHACO E REVISÃO TAXONÔMICA DO GÊNERO Pyramoides BOUSQUET, 2002 (CARABIDAE: SCARITINAE: CLIVININI) DO NEOTRÓPICO

Carabídeos, Clivinina, Taxonomia, Sistemática

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Zoologia
SUBÁREA: Taxonomia dos Grupos Recentes

Carabidae é uma das maiores famílias da Ordem Coleoptera, com aproximadamente 40.000 espécies descritas e é um dos grupos mais representativos da fauna edáfica. Ambientalmente e economicamente, estes besouros são importantes pela função ecológica de predação que desempenham em ambientes nativos e manejados. Ainda, muitas espécies são consideradas bioindicadoras potenciais devido a sensibilidade às mudanças ambientais. Os estudos taxonômicos da família Carabidae ainda são incipientes em muitos países da região Neotropical. Por exemplo, a tribo Clivinini (Coleoptera: Carabidae: Scaritinae) apesar de ser representada com diversos gêneros endêmicos da região Neotropical, possui muitas espécies sem atribuição de nomes específicos. Atualmente, para a tribo Clivinini, a identificação dos gêneros Neotropicais é possível através da utilização de chaves de identificação. Entretanto, a taxonomia de Clivinini é considerada complexa e diversos gêneros necessitam ser revisados. Um dos casos é o gênero Pyramoides Bousquet, 2002 que foi descrito por Putzeys no século retrasado como Pyramis Putzeys, 1846. Com apenas duas espécies descritas, vários exemplares permanecem sem identificação, a maioria proveniente da província do Chaco ou Gran Chaco. Esta província é uma das quatro províncias que compõem o domínio do Chaco e possui uma área de aproximadamente 1.100.000 km² composta por diversos ecossistemas, desde florestas secas até savanas estépicas gramíneo-lenhosas. O Gran Chaco tem apresentado altas taxas de deflorestação nos últimos anos, causadas principalmente pela expansão da fronteira agrícola, pecuária e mudanças no uso do solo promovendo a degradação da cobertura florestal e a perda de biodiversidade. O conhecimento taxonômico da fauna de Carabidae do Gran Chaco é urgente e necessário, pois nenhum estudo foi realizado especificamente para a identificação e listagem de carabídeos desta província em toda sua extensão. Portanto, nesta dissertação serão desenvolvidas uma sinopse dos gêneros e espécies da família Carabidae para o Gran Chaco e a revisão taxonômica do gênero Pyramoides. Exemplares de Carabidae depositados em diferentes coleções do América do Sul serão examinados e identificados até a menor resolução taxonômica possível utilizando diferentes chaves taxonômicas, descrições e análise de material tipo. Como resultado, espera-se ampliar o número de espécies descritas de Pyramoides bem como a distribuição geográfica do gênero. Este estudo contribuirá para o avanço taxonômico do gênero Pyramoides, no esclarecimento de problemas e limitações taxonômicas na tribo Clivinini. Por fim, a sinopse de gêneros e espécies de Carabidae que ocorrem na província do Gran Chaco fornecerá uma base taxonômica para a elaboração de estratégias de conservação de espécies e ecossistemas em pesquisas futuras.

Presidente - LETICIA MARIA VIEIRA (Membro)
Interno - JULIO NEIL CASSA LOUZADA (Membro)
Interno - BRIGIDA DE SOUZA (Suplente)
Externo à Instituição - BOLÍVAR RAFAEL GARCETE BARRETT - UNA (Membro)