Banca de QUALIFICAÇÃO: LAÍS COSTA DOS SANTOS

DISCENTE: LAÍS COSTA DOS SANTOS
DATA: 01/11/2023
LOCAL: Anfiteatro do Departamento de Entomologia

EFEITO SINÉRGICO INTRA E INTERESPECÍFICO NO COMPORTAMENTO DE ATRAÇÃO DE Oxelytrum discicolle (BRULÉ, 1840) (COLEOPTERA: SILPHIDAE)

Entomologia forense, besouros necrófagos, ecologia química

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Ecologia
SUBÁREA: Ecologia Aplicada

A Entomologia Forense é a ciência que aplica o estudo dos insetos em questões legais. A sucessão entomológica e o tempo de desenvolvimento dos insetos nos corpos em decomposição podem indicar as circunstâncias da morte e, ainda, estimar o intervalo post mortem. Dentre os coleópteros com importância forense, a espécie necrófaga Oxelytrum discicolle (Brullé, 1840) possui distribuição ampla, gerações curtas, coloniza e se reproduz em restos mortais. Portanto, é uma espécie de Coleoptera com grande potencial de bioindicação em investigações criminais. Sabe-se que a comunicação química é parte integrante e essencial para o comportamento de O. discicolle. Todavia, pouco se sabe sobre os sinais químicos liberados pela fauna cadavérica e sobre a atratividade de besouros diante de tais compostos. Assim, o objetivo deste trabalho é investigar a atratividade de compostos voláteis liberados por corpos em decomposição que foram colonizados anteriormente por artrópodes sobre machos da espécie O. discicolle. As criações serão estabelecidas sobre os parâmetros de 25ºC, ±75% de UR, 12h de fotofase. Partes de vísceras e de músculos de porcos domésticos Sus scrofa Linnaeus, 1758 serão deixados em decomposição para os bioensaios, com o cuidado de parte desses tratamentos não terem contato com artrópodes. Bioensaios em olfatômetros de dupla-escolha serão realizados a fim de compreender a escolha da espécie. Ainda, análises em cromatografia gasosa dos substratos do estudo revelarão os compostos presentes em cada substrato. Esta proposta possui relevância científica e o potencial de elucidar a ecologia química da sucessão ecológica em cadáveres, além de aprimorar informações sobre circunstâncias de mortes violentas e estimativas do IPM.

Externo à Instituição - RODRIGO CÉSAR CORRÊA - UFPR (Membro)
Presidente - LETICIA MARIA VIEIRA (Membro)
Interno - KHALID HADDI (Membro)
Externo à Instituição - FERNANDO WILLYAN TREVISAN LEIVAS - UFPR (Suplente)