EXPLORANDO OS EFEITOS DOS NINHOS DE FORMIGAS EM ESCALA GLOBAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA E ANÁLISE DOS IMPACTOS ACIMA E ABAIXO DO SOLO DOS NINHOS DE FORMIGAS
Interações biológicas. Serviços ecossistêmicos. Relações tróficas.
A bioturbação do solo é um processo biológico crucial para a estruturação e funcionamento dos ecossistemas terrestres. Como parte da macrofauna do solo, as formigas desempenham um papel importante nesse processo. A construção de seus formigueiros altera as propriedades físicas, químicas e biológicas do solo, bem como as comunidades dos organismos presentes. Como resultado, uma série de benefícios ecossistêmicos podem ser gerados. Estes incluem a decomposição da matéria orgânica e a ciclagem de nutrientes e o estímulo ao crescimento das plantas. Nosso objetivo então é fornecer um panorama global sobre os estudos que avaliaram o papel das formigas nas funções ecológicas de bioturbação e ciclagem de nutrientes, destacando seus efeitos nas comunidades de plantas e na microfauna do solo. Para isso faremos uma revisão sistemática dos dados existentes na literatura sobre esses efeitos das atividades das formigas nas propriedades do solo e nas comunidades vegetais e do solo, o que permitirá uma melhor compreensão da ecologia e do comportamento das formigas em diferentes ambientes.
Mais importante ainda, ele vai nos oferecer uma visão muito mais abrangente da influência das formigas na composição físico-química do solo, padrões de vegetação, bem como na diversidade microbiana no solo. Isso pode incluir muitas informações valiosas para a conservação e manejo dos ecossistemas terrestres.