Notícias

Banca de DEFESA: ELIAS ALVES DA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELIAS ALVES DA SILVA
DATA: 25/04/2019
HORA: 14:00
LOCAL: Embrapa Agroenergia
TÍTULO:

“Pré-tratamento da biomassa lignocelulósica de cachos vazios de dendê (Elaeis spp) por macro-basidiomicetos: Cultivo e caracterização genômica”


PALAVRAS-CHAVES:

Lignocelulose. Pré-tratamento. Basidiomicetos. Sequenciamento de DNA 


PÁGINAS: 1
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia
RESUMO:

Na atualidade cresce a preocupação com o esgotamento dos recursos fósseis e crescente demanda energética. Fontes alternativas de energia são a chave para o desenvolvimento sustentável da sociedade. Nesse contexto, a utilização de resíduos agroindustriais para geração de energia, biocombustíveis, biopolímeros e químicos, tem incentivado muitas pesquisas. Contudo, resíduos lignocelulósicos apresentam frações altamente recalcitrantes, exigindo o uso de pré-tratamentos. Nesse sentido, uma gama de trabalhos, tem discutido alternativas ao emprego de pré-tratamentos que geram resíduos tóxicos e são dispendiosos. Entre elas, o pré-tratamento biológico com fungos de podridão branca ou macro-basidiomicetos, tem se mostrado relevante, no entanto, algumas características, como seletividade em relação a lignina, baixo consumo dos polissacarídeos (celulose e hemicelulose) e menor tempo de colonização, definem uma linhagem promissora. Com base nisso, o presente trabalho foi elaborado objetivando-se a seleção e caracterização genômica de macro-basidiomicetos, para pré-tratamento do cacho vazio de dendê, uma abundante biomassa lignocelulósica da agroindústria do óleo de palma (Elaeis spp.), e geração de açúcares fermentescíveis. Para isso, o trabalho foi iniciado com uma triagem de fungos, isolados do cerrado brasileiro, ou adquiridos em feiras, depositados na Coleção de Microrganismos e Microalgas com Aplicação na Agroenergia e Biorrefinarias (CMMAABio). Os fungos tiveram seus extratos enzimáticos avaliados em relação a atividades de enzimas lignocelulolíticas, além disso estes extratos foram utilizados para compor coquetéis ou misturas enzimáticas e hidrolisar o cacho vazio. Em sequência, avaliou-se a seletividade de um grupo de fungos durante FES e finalmente, 2 linhagens selecionadas tiveram seus genomas sequenciados nas plataformas de nova geração Illumina HiSeq 2500 e PacBio, montados e anotados. Avalia-se que o presente estudo, possibilitou explorar ao máximo o conhecimento acerca das capacidades enzimáticas e genéticas dos macro-basidiomicetos, além de contribuir com outros conhecimentos e discussões.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - MANOEL TEIXEIRA SOUZA JUNIOR - CORNELL
Externo à Instituição - CAIO OLIVEIRA GORGULHO SILVA - EMBRAPA
Externo à Instituição - DAIANA WISCHRAL - EMBRAPA
Externo à Instituição - AMANDA ARAÚJO SOUZA - EMBRAPA
Externo à Instituição - FÉLIX GONÇALVES DE SIQUEIRA - EMBRAPA
Externo à Instituição - MICHEL EDUARDO BELEZA YAMAGISHI - EMBRAPA
Externo à Instituição - DASCIANA DE SOUSA RODRIGUES - EMBRAPA
Notícia cadastrada em: 16/04/2019 11:31
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver2.srv2inst1 19/05/2024 04:15