Banca de QUALIFICAÇÃO: KELLEN KAUANNE PIMENTA DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KELLEN KAUANNE PIMENTA DE OLIVEIRA
DATA: 30/08/2019
LOCAL: Anfiteatro da Fisiologia Vegetal

microRNAs de cafeeiro responsivos à elevação de temperatura como ferramenta para o melhoramento genético

Mudanças climáticas, Cafeeiro, microRNAs, Função gênica, Melhoramento genético.

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia

O Brasil se destaca no cenário mundial como o maior produtor e exportador de café. A estimativa de produção para este ano é menor que a de 2018, devendo alcançar 50,92 milhões de sacas beneficiadas. Dentre os diversos fatores que afetam a produção de café, destacam-se a influência da bienalidade negativa e a incidência de altas temperaturas, atrelada à escassez de chuvas em período importante do ciclo. As mudanças climáticas a longo prazo combinadas a fenômenos como secas mais longas e imprevisíveis e, às vezes, chuvas excessivas, ameaçam a sustentabilidade da produção agrícola em escala global. Quando a temperatura aumenta ≥5 °C acima do ideal, é experimentada como estresse térmico por todos os organismos vivos, inclusive as plantas. Com o café não é diferente, no início da florada, temperaturas elevadas associadas a um intenso déficit hídrico, provocam a morte dos tubos polínicos pela desidratação, causando o abortamento das flores, resultando nas conhecidas "estrelinhas", o que acaba gerando perdas na produção. Além disso, a exposição contínua do café arábica a temperaturas de até 30ºC pode resultar não só no crescimento reprimido, mas também em anomalias como amarelecimento de folhas e crescimento de tumores na base do caule. Devido à importância econômica do cafeeiro e o fato de que a demanda vem crescendo consideravelmente quando comparada à produção, tem se desenvolvido cada vez mais estudos de manejo e desenvolvimento de variedades com características agronômicas importantes, tais como tolerância à estresses bióticos e abióticos e maior produtividade. Dos vários objetos de estudo visando o melhoramento do cefeeiro, destacam-se os mecanismos moleculares que atuam durante todo o desenvolvimento da planta. Os microRNAs por exemplo, são uma extensa classe de pequenas moléculas de RNA endógenas que atuam como reguladores pós-transcricionais da expressão gênica. Estes pequenos RNAs atuam na degradação ou bloqueio do mRNA alvo, regulando diferentes processos, como desenvolvimento, diferenciação, florescimento, metabolismo e defesa. Alguns estudos já foram realizados os quais identificaram e caracterizaram microRNAs responsivos ao estresse térmico por altas temperaturas, no entanto, apesar de alguns microRNAs em comum, a lista de microRNAs com expressão alterada muda dentro das espécies e com o grau de estresse térmico. Portanto, considerando o painel de mudanças climáticas e o fato de que não existem trabalhos na literatura explorando o papel dos microRNAs na tolerância a altas temperaturas em cafeeiro, faz-se necessário um estudo aprofundado sobre estas moléculas em plantas submetidas a elevação de temperatura, com o objetivo de se obter informações que podem contribuir para a compreensão dos complexos processos biológicos que ocorrem nessas plantas e facilitar a manipulação de características agronômicas importantes de forma mais eficiente e precisa. Objetiva-se nesse trabalho encontrar microRNAs que sejam responsivos a elevação de temperatura e possam ser utilizados no melhoramento genético de cafeeiro que seja mais tolerante às mudanças climáticas.

Externo à Instituição - ANDRÉ ALMEIDA LIMA - UFLA (Suplente)
Presidente - ANTONIO CHALFUN JUNIOR (Membro)
Externo à Instituição - CARLA PINHEIRO - UNL (Membro)
Externo à Instituição - EDER MARQUES DA SILVA - USP (Membro)