Notícias

Banca de DEFESA: THALITA MASSARO MALHEIROS FERREIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THALITA MASSARO MALHEIROS FERREIRA
DATA: 07/02/2020
HORA: 09:00
LOCAL: Sala Dendê - Embrapa Agroenergia - DF.
TÍTULO:

Setaria viridis (L.) P. Beauv. (acesso A10.1) como potencial planta modelo para validação de promotores/genes responsivos ao estresse salino.


PALAVRAS-CHAVES:

Estresse abiótico; Palma de óleo; Salinidade; Fenômica; Transcritômica


PÁGINAS: 117
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia
RESUMO:

Este estudo teve como objetivo o teste de duas hipóteses, que foram: a) A Setaria viridis (L.) P. Beauv. (acesso A10.1) é intolerante a estresse salino, e consequentemente pode ser utilizada como planta modelo para validação de genes candidatos a conferir tolerância à salinidade; e b) o perfil de expressão de genes de dendê (Elaeis guineensis Jacq.) responsivos a estresse de salinidade, observado mediante análise in silico de expressão diferencial, é igual ao observado in vivo. Para testar a primeira hipótese, foi realizada uma caracterização da resposta morfofisiológica de S. viridis (A10.1) a diferentes concentrações de NaCl tanto na germinação das sementes e desenvolvimento inicial, quanto na fase vegetativa. Os resultados alcançados permitem confirmar a primeira hipótese; porém, além do efeito inibidor da germinação ser reduzido, observou-se que esta intolerância na fase vegetativa se mostrou mais evidente quando a condutividade elétrica é superior a aproximadamente 15 dSm-1 (NaCl > 0,4 g / 100 g de substrato). Para testar a segunda hipótese, foi realizada a prospecção e anotação de genes responsivos a estresse de salinidade em dendê, e caracterização do perfil de expressão gênica destes mediante emprego de qPCR. Dados de RNA-seq, que fazem parte do Banco de Dados “Sal da Terra” da Embrapa Agroenergia, e que foram obtidos a partir de amostras de folhas de plantas com zero, cinco e doze dias de estresse salino foram submetidos a análise utilizando o módulo de transcritoma da plataforma OmicsBox. Para a seleção de genes responsivos ao estresse salino, foram aplicados os seguintes critérios: FDR ≤ 0.01 e logFC ≥ 5. Um total de 33 genes foi selecionado quando comparando plantas aos zero e cinco dias de estresse, e 10 genes quando comparando plantas aos zero e 12 dias de estresse. Seis genes eram comuns a ambos os grupos, e por isso foram selecionados para anotação estrutural e funcional. Destes, três genes foram selecionados para caracterização do perfil de expressão in vivo; sendo que em nenhum deles foi observada coincidência nos perfis de expressão in silico e in vivo.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - MANOEL TEIXEIRA SOUZA JUNIOR - CORNELL (Membro)
Externo à Instituição - BETÂNIA FERRAZ QUIRINO - EMB/CENARGEN (Membro)
Externo à Instituição - BRUNO GALVÊAS LAVIOLA - EMBRAPA (Suplente)
Externo à Instituição - CARLOS ANTÔNIO FERREIRA DE SOUSA - EMBRAPA (Membro)
Externo à Instituição - VIVIANNY NAYSE BELO SILVA - UFLA (Suplente)
Notícia cadastrada em: 29/01/2020 14:45
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver2.srv2inst1 19/05/2024 00:59