Banca de QUALIFICAÇÃO: PALLOMA SALES DE ASSUNÇÃO

DISCENTE: PALLOMA SALES DE ASSUNÇÃO
DATA: 02/03/2020
LOCAL: Departamento de Ciências Florestais (DCF)/ Sala da Pós-Graduação

MICROPROPAGAÇÃO DE Dendrocalamus asper (Schult. & Schult.) Backer ex. K. Heyneke EM DIFERENTES SISTEMAS DE CULTIVO

Bambu. Biorreator de Imersão Temporária. Marcadores Moleculares. Cultivo in vitro.

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia

Dendrocalamus asper é uma espécie de bambu lenhoso, nativo do sudeste asiático e de ocorrência no Brasil. A floração dessa espécie é caracterizada por longos ciclos, sendo então multiplicado quase que exclusivamente por propagação vegetativa, por meio da divisão de rizomas e partes do colmo. A micropropagação tem se tornado uma alternativa promissora às técnicas convencionais, a qual permite a produção de mudas em larga escala em um curto período de tempo. Dessa forma, o trabalho tem como objetivo avaliar diferentes sistemas de cultivo na propagação in vitro de D. asper. Os segmentos nodais (explantes), serão estabelecidos in vitro e transferidos para a etapa de multiplicação e alongamento em diferentes sistemas de cultivo, sendo eles compostos por meio de cultura líquido (ML), meio de cultura semissólido (MSS) e biorreator de imersão temporária (BIT), os quais serão suplementados com 3,0 mg.L-1 de benzilaminopurina (BAP) e 1,0 mg.L-1 de ácido naftalenoacético (ANA). As brotações com 2-3 cm de altura, oriundas da etapa de multiplicação e alongamento serão transferidas para meio de enraizamento contendo 0,5 mg.L-1 de BAP, 1,0 mg.L-1 de ANA e 1,0 mg.L-1 de ácido indolbutírico (AIB). Plantas que apresentarem raízes e parte aérea desenvolvida normalmente serão transferidas para a etapa de aclimatização, onde serão transplantadas em bandejas plásticas contendo areia autoclavada como substrato. Ao final dessa etapa, as mudas serão transferidas para área de pleno sol, seguido da fase de rustificação. Adicionalmente aos experimentos, serão realizadas as análises histológicas das plantas cultivadas in vitro utilizando microscopia de luz e microscopia eletrônica de varredura, além da fidelidade genética por marcadores moleculares ISSR, visando comprovar a clonagem das mudas produzidas. Espera-se, com os resultados do trabalho, desenvolver um método eficiente para a propagação em larga escala de Dendrocalamus asper a partir de segmentos nodais, confirmando a clonagem da planta mãe.

Presidente - GILVANO EBLING BRONDANI (Membro)
Externo ao Programa - OLIVIA ALVINA OLIVEIRA TONETTI - DCF (Suplente)
Externo ao Programa - DULCINEIA DE CARVALHO - DCF (Membro)
Externo à Instituição - ALEXANDRE ALVES DE CARVALHO - UFLA (Membro)