Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: CLEITON BARROSO BITTENCOURT

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CLEITON BARROSO BITTENCOURT
DATA: 15/12/2020
HORA: 09:00
LOCAL: Online Plataforma Google Meet
TÍTULO:

ESTUDO DA ETIOLOGIA DO AMARELECIMENTO FATAL (AF) POR MEIO DO RNA-seq E ANÁLISE INTEGRATÔMICA SOBRE A RESPOSTA AO ESTRESSE SALINO EM DENDEZEIRO (Elaeis guineensis Jacq.)


PALAVRAS-CHAVES:

Estresse abiótico; fitopatógeno; ômicas


PÁGINAS: 55
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia
RESUMO:

O dendezeiro (Elaeis guineensis) é a oleaginosa de maior produtividade conhecida, e o Brasil tem aproximadamente 32 milhões de hectares propícios ao seu cultivo. O Amarelecimento Fatal (AF), uma doença de etiologia desconhecida, tem gerado perdas significativas em plantios comerciais impactando diretamente na produtividade. Outro fatore apontado como potencial limitador da expansão do cultivo do dendezeiro no país são é o estresse salino, responsável por afetar negativamente o desenvolvimento de culturas sensíveis. As tecnologias ômicas, tais como a proteômica, transcritômica e metabolômica tem contribuído para compreensão de vias e componentes celulares envolvidos nas respostas das plantas ao estresse salino e, também, têm sido aplicadas para compreender a interação planta/patógeno. Portanto, objetiva-se com o presente estudo realizar uma integração conceitual e estatística de dados ômicos para caracterizar a resposta do dendezeiro ao estresse salino. Para isso, serão utilizados dados gerados de metaboloma não direcionado (UHPLC-MS), proteoma (LC-MS e transcritôma (Hiseq 2500) de folhas jovens de dendezeiros submetidos a aplicação direta de NaCl, com concentrações de 0,0 (controle) e 2g por 100g de substrato e coletadas aos 5 e 12 dias: quatro repetições biológicas seguindo o critério de amostras divididas. Em um segundo momento, pretende-se avaliar diferentes tecidos de dendezeiros (raiz, caule e folha) sintomáticos e assintomáticos para o AF por meio da técnica de RNA-seq a fim de prospectar um possível agente causal biótico. O presente estudo pretende fornecer elementos que possam ser utilizados em estratégias biotecnológicas para aumentar a produtividade e área do cultivo do dendezeiro no país.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - BETÂNIA FERRAZ QUIRINO - EMB/CENARGEN (Membro)
Externo à Instituição - CAIO OLIVEIRA GORGULHO SILVA - EMBRAPA (Suplente)
Externo à Instituição - CARLOS ANTÔNIO FERREIRA DE SOUSA - EMBRAPA (Membro)
Presidente - MANOEL TEIXEIRA SOUZA JUNIOR - EMB/CENARGEN (Membro)
Externo à Instituição - PATRICIA VERARDI ABDELNUR - EMBRAPA (Membro)
Notícia cadastrada em: 28/11/2020 02:20
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver2.srv2inst1 19/05/2024 03:40