Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: VIVIANA RAMIREZ RIOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VIVIANA RAMIREZ RIOS
DATA: 20/04/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Google meets
TÍTULO:

MAPEAMENTO DE QTL’s ASSOCIADOS À TOLERÂNCIA AO DÉFICIT HÍDRICO EM MILHO


PALAVRAS-CHAVES:

mapeamento genético, microssatélites, estresse hídrico, tolerância, milho.


PÁGINAS: 27
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia
RESUMO:

O milho (Zea mays L.), é um dos principais cereais do mundo para alimentos, forragem, óleo e matéria prima para a produção de energia e a tendência de produção mundial indica que provavelmente se tornará a principal cultura básica para garantir a segurança alimentar futura. O Brasil é o terceiro maior produtor de milho, no entanto, a seca e outros estresses abióticos que frequentemente afetam a produção. No Brasil, com o avanço de cultivo na segunda safra e também com a incidência de deficiência hídrica nos cultivos de verão, a produção de grãos de milho pode ser comprometida. Além disso devido ao crescimento da população mundial e ao aquecimento global, a água de boa qualidade está se tornando insuficiente para as necessidades básicas da humanidade, incluindo a irrigação de terras agrícolas, além de usos industriais e urbanos.

No Brasil o processo de desenvolvimento de novas cultivares, com características de interesse, é dinâmico para atender a demanda dos agricultores que investem cada vez mais em tecnologias avançadas disponíveis no mercado.

Entender os mecanismos que controlam a tolerância a seca torna-se cada vez mais importante para o desenvolvimento de cultivares de milho com tolerância a seca. Porém, esses mecanismos nas plantas são complexos e parece envolver a expressão de vários genes. Na presente proposta serão estudados os locos de caracteres quantitativos (QTL’s) relacionados à tolerância ao estresse hídrico em genótipos de milho. O mapeamento e identificação QTL’s, possibilita o estudo de características mais complexas e tem como princípio básico a obtenção de dados fenotípicos numa progênie e a identificação de regiões no genoma onde o genótipo do marcador pode ser associado ao fenótipo dos indivíduos.

Espera-se nessa pesquisa obter informações sobre os QTL’s para a característica de tolerância a deficiência hídrica em genótipos de milho que estejam associados com genes diferencialmente expressos baseados na bibliografia e que possam ser utilizados em programas de melhoramento durante os processos de seleção para o desenvolvimento de cultivares de milho.

Este estudo representa importante contribuição para o conhecimento básico sobre as respostas fenotípicas observadas sobre tolerância a seca e a sua relação genótipo-fenótipo.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - ANTONIO CHALFUN JUNIOR (Suplente)
Presidente - EDILA VILELA DE RESENDE VON PINHO (Membro)
Externo à Instituição - ELISE DE MATOS PEREIRA - UFLA (Membro)
Externo ao Programa - HELOISA OLIVEIRA DOS SANTOS - DAG/ESAL (Membro)
Externo à Instituição - RENATA SILVA MANN - UFS (Membro)
Notícia cadastrada em: 05/04/2021 21:45
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver1.srv1inst1 19/05/2024 01:03