Banca de DEFESA: KARINE SILVA DE CARVALHO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KARINE SILVA DE CARVALHO
DATA: 20/08/2021
LOCAL: Google Meet

ANÁLISE GENÔMICA E FUNCIONAL DE GENES INSETICIDAS PRESENTES EM CEPAS DE Bacillus thuringiensis EFICIENTES NO CONTROLE DE LEPIDÓPTEROS-PRAGA

Controle Biológico, Toxicidade, Bt, Sequenciamento, Expressão gênica

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia

Os constantes ataques de pragas na agricultura prejudicam a produtividade de diferentes culturas importantes para a economia brasileira, como o milho, a soja e o algodão. Com a necessidade de uso de alternativas ecologicamente e economicamente viáveis, a bactéria entomopatogênica Bacillus thuringiensis ganhou grande visibilidade no controle biológico de pragas. Devido à sua capacidade de produzir uma gama de proteínas inseticidas, tornou-se importante na produção de biopesticidas pulverizáveis e como fonte de genes de resistência a insetos-pragas para desenvolvimento de plantas transgênicas. Assim, a descoberta de novas cepas potenciais para serem utilizadas com essas finalidades, são essenciais para a compreensão do metabolismo de cada cepa e para o desenvolvimento de novos produtos. O objetivo desse trabalho foi analisar a toxicidade, explorar o conteúdo genômico e selecionar genes de cepas potenciais de Bacillus thuringiensis. Na primeira abordagem, bioensaios de toxicidade in vitro foram realizados com duas cepas de B. thuringiensis (775E e 1608A) para determinação da concentração letal (CL50 e CL90) contra seis espécies de lepidópteros-praga (Anticarsia gemmatalis, Chrysodeixis includens Helicoverpa armigera, Spodoptera cosmioides, Spodoptera eridania e Spodoptera frugiperda). Ambas as cepas promoveram elevadas taxas de mortalidade dos insetos-alvo, com destaque para a cepa 1608A que demonstrou maior toxicidade para A. gemmatalis e H. armigera. Bioensaios em casa de vegetação confirmaram a eficácia dessa cepa na redução do desfolhamento das plantas provocado pelas pragas-alvo. Na segunda abordagem, foi realizado o sequenciamento e análise genômica da cepa 1608A, sendo os genes inseticidas encontrados submetidos à análise de expressão gênica em diferentes fases do crescimento da cepa. O gene cry1Gb apresentou elevada expressão durante a fase de esporulação e a toxicidade da proteína codificada por ele foi confirmada pela primeira vez contra C. includens. Na terceira abordagem, apresentamos uma completa análise genômica e comparativa da cepa de B. thuringiensis 775E, que possui sete genes inseticidas de interesse, similaridade à outras cepas de Bt comercialmente importantes e diversos genes de resistência e virulência em seu genoma.

Externo à Instituição - UBIRACI GOMES DE PAULA LANA - UFMG (Membro)
Externo à Instituição - SIMONE MENDES - EMBRAPA (Membro)
Externo à Instituição - ROBERTO WILLIANS NODA - EMBRAPA (Membro)
Externo à Instituição - JEAN MARCEL RODRIGUES PINHO - EMBRAPA (Suplente)