Banca de QUALIFICAÇÃO: SÉRGIO BRUNO FERNANDES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SÉRGIO BRUNO FERNANDES
DATA: 12/03/2021
LOCAL: Google Meet

MICROPROPAGAÇÃO E ESTUDO CITOGENÉTICO E GENÔMICO DE Dendrocalamus asper (Schult. & Schult.) Backer ex. K. Heyneke

Biorreator, Qualidade de luz, fidelidade genética, cromossomos, DNA repetitivo

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia

O objetivo deste projeto é buscar alternativas para a micropropagação de genótipos de D. asper presentes no banco de germoplasma do Laboratório de Cultivo in vitro de Espécies Florestais da Universidade Federal de Lavras, através por meio da obtenção de protocolos com o uso de diferentes qualidades de luz e de cultivo emo biorreator de imersão temporária. Além disso, visa iIdentificar possíveis variantes somaclonais com o uso de marcadores moleculares após as etapas de micropropagação. Também, pretende-se obter informações relevantes quanto ao número cromossômico da espécie, localização de rDNA 45S e 5S nos cromossomos de D. asper e descrever a composição, através por meio da ferramenta RepeatExplorer, das sequências de DNA repetitivo.

Externo ao Programa - DULCINEIA DE CARVALHO - DCF/ESAL (Membro)
Externo à Instituição - EVANDRO VAGNER TAMBARUSSI - USP (Membro)
Presidente - GILVANO EBLING BRONDANI (Membro)
Externo à Instituição - LAIANE CORSINI ROCHA - UFLA (Membro)