Notícias

Banca de DEFESA: JESSICA COELHO VALERIANO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JESSICA COELHO VALERIANO
DATA: 28/04/2022
HORA: 09:00
LOCAL: SETOR DE CAFEICULTURA - UFLA
TÍTULO:

Análises de RNA-seq obtidos em raízes de Coffea canephora em condições controle e infectadas com Meloidogyne paranaensis - identificação de genes candidatos, envolvidos na interação planta-patógeno.


PALAVRAS-CHAVES:

RNAseq, expressão diferencial, RNAseq, transcriptoma, genes candidatos   


PÁGINAS: 160
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia
RESUMO:

A cafeicultura é uma das atividades agrícolas de maior importância econômica do país. Os nematoides do gênero Meloidogyne spp. são responsáveis por grande perda da produção cafeeira no Brasil e no mundo. São considerados como um dos fatores limitantes da cultura devida, principalmente, a dificuldade de seu controle populacional. No Brasil, a espécie M. paranaensis é considerada uma das mais importantes economicamente por causar maiores danos à produtividade, devido a sua alta patogenicidade e capacidade de destruir o sistema radicular de plantas infectadas. Para a adoção de meios de controle é fundamental conhecer a biologia envolvida na interação entre planta-patógeno, o que permite uma melhor compreensão do comportamento das duas espécies, desde o reconhecimento do hospedeiro até o estabelecimento dos sítios de alimentação do nematoide, podendo-se então prever condições específicas voltadas ao manejo dessa praga. Nesse contexto, utilizamos a ferramenta Xenome para analisar e classificar dados de RNA-seq derivados de tecidos radiculares de dois clones (resistente e suscetível) de Coffea canephora infectados com M. paranaensis com o objetivo de identificar genes candidatos a efetores expressos especificamente no nematoide quando este reside dentro da planta. Assim como, realizar também, uma análise comparativa do mapeamento e da predição de genes de dois genomas de referência disponíveis para C. canephora para a melhor identificação de genes candidatos envolvidos nas respostas de defesa da planta. As análises dos reads específicos a cada espécie permitiu realizar análises comparativas durante os diferentes tempos após a infecção com o M. paranaensis nos dois clones de C. canephora. Verificou-se a influência do desenvolvimento do endoparasita na resposta de defesa das plantas hospedeiras, bem como na modulação da expressão de genes do parasitismo. A partir das análises realizadas, foi possível identificar vários genes potencialmente específicos que podem desempenhar papeis importantes no sucesso do parasitismo do nematoide, como os fatores de avirulência, as 1,4β endoglucanases e as VAPs que já foram caracterizadas como importantes nas etapas de reconhecimento da planta hospedeira e degradação da parede celular, sendo que outros auxiliam na penetração e migração do nematoide como os genes que codificam para as enzimas pectato liases. Outras proteínas identificadas atuam no controle do ciclo de divisão celular e formação do sítio de alimentação como as proteínas MSPs e MiEFF1. As análises também resultaram na identificação de treze genes candidatos a efetores que podem desempenhar papéis fundamentais desde as etapas iniciais do parasitismo até o final do ciclo de desenvolvimento do nematoide e formação das células gigantes. Por fim, a condução das análises também permitiu a identificação de vários genes candidatos de C. canephora, que podem estar envolvidos no processo de defesa e resistência ao M. paranaensis.  


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - PIERRE ROGER RENÉ MARRACCINI - UPSUD (Membro)
Interno - LUCIANO VILELA PAIVA (Membro)
Externo à Instituição - LUANA FERREIRA TORRES - UFLA (Membro)
Externo à Instituição - FERNANDA DE ARAÚJO CARNEIRO - UFLA (Suplente)
Externo à Instituição - DEILA MAGNA DOS SANTOS BOTELHO - UFLA (Suplente)
Presidente - ALAN CARVALHO ANDRADE - WAGENINGEN (Membro)
Externo à Instituição - ADRIANO DELLY VEIGA - EMBRAPA (Membro)
Notícia cadastrada em: 18/04/2022 18:34
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver2.srv2inst1 19/05/2024 01:59