Banca de DEFESA: SÉRGIO BRUNO FERNANDES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SÉRGIO BRUNO FERNANDES
DATA: 26/08/2022
LOCAL: remoto

ESTUDO GENÔMICO E MICROPROPAGAÇÃO DE Dendrocalamus asper (Schult. & Schult.) Backer ex. K. Heyneke

cpDNA, variabilidade genética, qualidade de luz, banco de germoplasma, bambu gigante

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia

O entendimento da genômica de espécies agronômicas de importância econômica e ambiental é imprescindível para subsidiar informações para as mais diversas áreas, como por exemplo, o melhoramento genético e a conservação de espécies. A evolução da biologia molecular e da bioinformática tem proporcionado um elevado número de informações e elucidado diversos questionamento sobre aspectos evolutivos e dinâmica do genoma de diferentes espécies. Quando essas informações são voltadas, principalmente parar espécies de interesse econômico e social, tais como os bambus, a falta de informações publicadas na literatura abre caminhos para a geração de novos conhecimentos a cerca dessas espécies. Dentre os diversos gêneros incluídos no grupo dos bambus (tribo Bambusoidea), a espécie Dendrocalamus asper tem se mostrado promissora devido seus aspectos silviculturais para a exploração agroindustrial. Sendo assim, o presente trabalho utilizou ferramentas de biologia molecular para realizar um estudo sobre um determinado banco de germoplasma para gerar informações acerca da diversidade genética desses acessos e análise do genoma cloroplastidial da espécie. Essas informações são importantes para o conhecimento dos acessos disponíveis utilizados para estudos de micropropagação. Assim sendo, o trabalho também propôs a utilização desses acessos no estudo da influência de diferentes comprimentos de ondas durante as fases de micropropagação. Os resultados obtidos permitiram analisar a diversidade genética existente, assim como o uso do cpDNA para a classificação filogenética dentro do gênero e, por fim, os resultados reforçaram a geração de pesquisas voltadas à micropropagação da espécie como alvo na melhoria dos aspectos qualitativos e quantitativos.

Externo à Instituição - LEONARDO FERREIRA DUTRA - EMBRAPA (Membro)
Externo à Instituição - JULIO CEZAR TANNURE FARIA - UFES (Suplente)
Presidente - GILVANO EBLING BRONDANI (Membro)
Externo ao Programa - DULCINEIA DE CARVALHO - DCF/ESAL (Membro)