Notícias

Banca de DEFESA: ADEMIR GOELZER

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ADEMIR GOELZER
DATA: 23/02/2023
HORA: 08:00
LOCAL: Google meet - meet.google.com/tyv-wgsx-grh
TÍTULO:

PRODUÇÃO DE BAIXO CUSTO DA BIOMASSA DE Desmodesmus abundans L2B Bold (KIRCHNER) E. HEGEWALD, CARACTERIZAÇÃO DO METABOLOMA E APLICAÇÃO FOLIAR COMO BIOFERTILIZANTE EM PLANTAS DE Glycine max (L.)


PALAVRAS-CHAVES:

Baixo custo. Bioinsumos. Biotecnologia Vegetal. Metabolômica. Microalgas. Soja


PÁGINAS: 88
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia
RESUMO:

Desmodesmus abundans L2B Bold tem atraído interesse de pesquisadores e industrias, devido a sua biomassa
ser rica em lipídeos, açúcares, proteínas, aminoácidos e minerais, bem como possuem moléculas como os

fitohormônios, apresentando grande potencial de aplicação biotecnológica. Portanto, há sempre o esforço para
buscar meios de cultivos de baixo custo e acessíveis, sendo um dos caminhos fontes comerciais de nutrientes.
Além disso, os compostos contidos na biomassa de D. abundans L2B Bold podem ser utilizados como
biofertilizante aumentando produção de culturas vegetais, como a soja. Desta maneira, o objetivo deste estudo
foi avaliar fontes comerciais de nutrientes mais acessíveis para produção da biomassa de D. abundans L2B Bold e
investigar o potencial de sua biomassa aplicadas via foliar como biofertilizante em plantas de soja. O experimento foi dividido em duas etapas, sendo a primeira, foram testados um meio padrão, BG-11 e o outro fontes comerciais de nutrientes (FCN). Foi determinada a população, perfil metabólico e pigmentos fotossintéticos da microalga. Ao final, a biomassa foi coletada e seca para estimar o custo de produção de 1 kg de biomassa seca dos dois meios de cultivo. Os teores dos pigmentos fotossintéticos foram menores em cultivo no FCN, em relação ao BG-11. Já, a população e a biomassa seca de D. abundans L2B Bold foram similares nos dois meios de cultivo. Os metabólitos intracelulares identificados constataram diferenças nas respostas celulares da microalga nos dois meios de cultivo. O uso de fontes comerciais de nutrientes reduziu em 31,8% o custo de 1 kg de biomassa seca, em comparação a meio padrão, BG-11. Para a segunda etapa, foram testadas concentrações de biomassa (10, 20 e 30% v/v) de D. abundans L2B bold com população 107 células mL-1 cultivada em meio FCN e um grupo controle (apenas água), aplicadas em plantas de soja. Foram realizadas três pulverizações, após 30 dias da semeadura (DAS), após 50 DAS e após 70 DAS. A avaliação da altura e diâmetro do caule das plantas foi realizada, após a primeira aplicação da biomassa microalgal, posteriormente a cada 15 dias até os 100 DAS. Após 70 DAS foram coletadas plantas para determinar as massas secas de folhas, caules e raízes das plantas, também foi quantificada os nutrientes foliares. Foram feitas coletas de material vegetal, após 48h de cada aplicação (32, 52 e 72 DAS) para quantificar os teores os pigmentos fotossintéticos foliares. Ao final, as plantas foram colhidas para quantificar a produção e minerais de grãos. A aplicação de 20% (v/v) da biomassa de D. abundans L2B bold influenciou positivamente no diâmetro do caule, nas massas frescas e secas de folhas e seca de caule, maior número de legumes e grãos, bem como, massa de grãos por planta de soja. Também a aplicação da biomassa microalgal incrementou o conteúdo de N e proteínas totais nos grãos de soja. Assim, esses achados demonstram que fontes comerciais de nutrientes reduzem o custo de obtenção da biomassa de D. abundans L2B Bold e o seu potencial como biofertilizante aumentando a produção dos grãos de soja.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - WHASLEY FERREIRA DUARTE (Membro)
Externo ao Programa - EUSTAQUIO SOUZA DIAS - DBI/ICN (Membro)
Externo ao Programa - PATRICIA GOMES CARDOSO - DBI/ICN (Membro)
Externo à Instituição - CLÁUDIA ROBERTA DAMIAN - UFGD (Membro)
Externo à Instituição - FÉLIX GONÇALVES DE SIQUEIRA - EMBRAPA (Membro)
Externo à Instituição - THARYN REICHEL - UFLA (Suplente)
Externo à Instituição - DÁGON MANOEL RIBEIRO - BTL (Suplente)
Notícia cadastrada em: 10/04/2023 11:33
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver2.srv2inst1 19/05/2024 05:20