Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA RITA RAMOS MAGALHÃES

DISCENTE: MARIA RITA RAMOS MAGALHÃES
DATA: 02/02/2023
LOCAL: Defesa remota via Google Meet

PRODUÇÃO DE PAINÉIS COMPENSADOS COM ADESIVOS À BASE DE CARDANOL MODIFICADO COM NANOESTRUTURAS DE LIGNINA

Painéis reconstituídos de madeira. Resinas. Nanotecnologia.

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Recursos Florestais e Engenharia Florestal

Os compensados são painéis fabricados com base no princípio da laminação cruzada colados na sua grande maioria com adesivos à base de formaldeído. No entanto, devido aos efeitos indesejáveis e degradação da qualidade do ar provocados por esses adesivos, surge o interesse por adesivos naturais. O cardanol é um produto natural com grande potencial de utilização na confecção de adesivos devido a constituição química e sua posição de dupla ligação que permite inúmeras funcionalizações e a adição de nanopartículas de lignina pode melhorar as propriedades adesivas.  O objetivo do trabalho é avaliar o efeito da adição de diferentes concentrações de nanolignina ao adesivo à base do cardanol nas propriedades de compensados multilaminados. Será utilizada madeira de Pinus oocarpa, proveniente do campus universitário da Universidade Federal de Lavras. A caracterização da madeira será por meio da determinação de suas propriedades químicas e físicas. A síntese do adesivo cardanol-formaldeído ocorrerá via resol, pelo método modificado de aquecimento convencional e a nanolignina será obtida por processo mecânico. Os adesivos serão caracterizados por meio de análise de pH, teor de sólidos, tempo de gel e viscosidade. Serão produzidos compensados colados manualmente com adesivos de gramatura de 280 g/m² e ciclo de prensagem de 1,0 MPa à 160ºC em prensa hidráulica e posteriormente aclimatados a 20 ± 2°C e umidade relativa de 65 ± 5%. Serão produzidos 3 painéis para cada uma das seguintes porcentagens de nanoestruturas inseridas no adesivo: 0, 1, 2 e 3%. Os testes físico-mecânicos realizados nos painéis serão densidade aparente, umidade na base seca, absorção total de água e inchamento em espessura, cisalhamento na linha de cola (na condição seca, úmida e pós fervura), ensaio de flexão com avaliação do módulo de elasticidade e de ruptura, avaliação interface madeira-adesivo (MEV) e teste de combustibilidade. Para nanopartículas, cardanol e adesivo será realizado ainda Espectroscopia no Infravermelho por Transformada de Fourier (FTIR) e análise Termogravimétrica (TG). Espera-se que o adesivo a base de cardanol modificado com nanoestruturas de lignina se torne uma alternativa viável de substituição ao fenol-formaldeído e apresente baixa emissão desse composto.

Externo à Instituição - CAROLINE JUNQUEIRA SARTORI - IFPI (Suplente)
Externo à Instituição - FLÁVIA MARIA SILVA BRITO - UFLA (Suplente)
Presidente - JOSE BENEDITO GUIMARAES JUNIOR (Membro)
Externo à Instituição - THAÍS BRITO SOUSA - UEMG (Membro)