Banca de DEFESA: PATRÍCIA LEONÍDIA DOS SANTOS

DISCENTE: PATRÍCIA LEONÍDIA DOS SANTOS
DATA: 17/07/2023
LOCAL: Google Meet (meet.google.com/irp-qugk-zjt)

BALANÇO DE MASSA DA CARBONIZAÇÃO E PROPRIEDADES FÍSICO-QUÍMICAS DE CARVÕES VEGETAIS DE COPRODUTOS DO MANEJO FLORESTAL SUSTENTÁVEL DA AMAZÔNIA

Biomassa. Propriedades termoquímicas. Biorredutor. Combustão. Resíduos da Amazônia.

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Recursos Florestais e Engenharia Florestal
SUBÁREA: Energia de Biomassa Florestal

Os coprodutos ou resíduos do manejo florestal sustentável na Amazônia são promissores para produção de carvão vegetal siderúrgico. No entanto, a elevada variabilidade das propriedades físicas e químicas da biomassa residual lenhosa, associada ao controle empírico do processo de carbonização nos fornos de alvenaria, resulta em diminuição da produtividade e heterogeneidade do carvão vegetal. Além disso, existem poucas informações sobre o desempenho do carvão vegetal desses coprodutos durante a sua combustão. O objetivo da pesquisa foi compreender a influência da qualidade dos coprodutos do manejo florestal nas propriedades físico-químicas e energia da combustão do carvão vegetal. Para isso foram utilizados resíduos madeireiros de 6 espécies exploradas em um plano de manejo florestal certificado na cidade de Paragominas, Pará, Brasil. Foram utilizados discos de madeira com espessura de 7 cm retirados de galhos das árvores para a determinação dos teores de extrativos, lignina, cinzas, poder calorífico e densidade básica da madeira. As carbonizações foram realizadas em laboratório com quatro temperaturas finais (400, 500, 600 e 700°C). Posteriormente foram quantificados os rendimentos gravimétricos do processo de carbonização. O carvão produzido foi caracterizado pela densidade relativa aparente, composição química imediata e propriedades energéticas (poder calorífico superior, eficiência energética e densidade energética). Além disso, o consumo específico foi calculado com o intuito de verificar a quantidade de madeira (m³) necessária para produção de 1 tonelada de carvão vegetal. O delineamento inteiramente casualizado em esquema fatorial duplo foi utilizado para avaliar os efeitos da temperatura de pirólise e espécie nas propriedades do carvão, com 3 repetições. Os resultados mostraram variações significativas para densidade básica da madeira (0,42-0,99 g/cm³), lignina total (22,78-40,68%), extrativos solúveis em acetona (0,25-8,08%), extrativos totais (2,45-12,01%), cinzas (0,36-1,91%) e poder calorífico (19,0 - 20,57 MJ/Kg). Além disso, foi verificado ampla variação para o rendimento gravimétrico em carvão vegetal (31,66-39,41%), sendo encontrado maiores valores em temperaturas mais baixas. A densidade aparente do carvão vegetal variou de 0,37 g/cm³ a 0,66 g/cm³. O consumo específico variou de 2,60 m³/ton a 7,09 m³/ton. Para o poder calorífico superior do carvão vegetal ocorreu interação entre espécie e temperatura, sendo os maiores valores encontrados em temperaturas mais altas. A densidade energética foi maior em temperaturas mais elevadas, tendo uma variação de 11,53 a 20,99 GJ/m³. Já a eficiência energética diminuiu com o aumento da temperatura, oscilando de 50,23 a 60,73%. Nosso estudo, verificou que as análises da composição química e física são de extrema importância para a classificação de matéria-prima para produção de carvão vegetal. Observou-se que temperaturas menores que 500°C são adequadas para produção de carvão vegetal. Os resíduos das espécies D. excelsa e M. elata foram considerados mais adequados para produção de biorredutor, pois produziram carvões mais densos e com melhores propriedades energéticas. O estudo evidenciou que as propriedades da madeira são mais relevantes que a temperatura de pirólise, visto que na carbonização dos resíduos lenhosos de M. elata e a D. excelsa foram encontrados elevados rendimentos em temperaturas acima de 600°C.

Externo à Instituição - ANANIAS FRANCISCO DIAS JUNIOR - UFES (Suplente)
Presidente - THIAGO DE PAULA PROTÁSIO - UFRA (Membro)
Interno - PAULO RICARDO GHERARDI HEIN (Suplente)
Interno - PAULO FERNANDO TRUGILHO (Membro)