Banca de DEFESA: CÉSAR AUGUSTO VASSALO SILVA

DATA: 09/10/2018
LOCAL: Anfiteatro 2 do DEX

AS CORES DA NATUREZA: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE ÓPTICA ONDULATÓRIA

concepções alternativas, ensino de física, ensino médio

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física

O estudo de cores geralmente é trabalhado somente nas aulas de artes no ensino fundamental, sem levar em consideração os aspectos relacionados à luz, que poderiam ser trabalhados nas aulas de física. Pensando em trabalhar este tema, desenvolvemos uma sequência didática que o aborda junto a outros conceitos de óptica ondulatória Para isso, durante o processo de ensino-aprendizagem, foram realizadas problematizações, presentes nos roteiros de atividade entregues a cada um dos alunos de uma turma do segundo ano do Ensino Médio, da Escola Estadual Benjamin Guimarães, localizada na cidade de Bom Sucesso – MG, a fim de investigar suas possíveis concepções alternativas sobre cores, além de aguçar sua curiosidade para buscar explicações sobre os fenômenos estudados. Os resultados mostram que poucos estudantes já possuíam concepções em acordo com o que é cientificamente aceito. Por outro lado, alguns alunos que possuem concepções que não estão em acordo com o modelo científico, mas que relacionam certos conhecimentos já adquiridos ao longo da vida acadêmica e que, portanto, não podem ser consideradas apenas ideias intuitivas. Pode-se perceber que os estudantes se mostraram bastante empolgados com as atividades e procuravam, durante o desenvolvimento, elaborar hipóteses para responder à problematização inicial.

Presidente - 1243711 - ALEXANDRE BAGDONAS HENRIQUE
Interno - 1508920 - ANTONIO MARCELO MARTINS MACIEL
Interno - 320620 - ULISSES AZEVEDO LEITAO
Externo ao Programa - 1625538 - FABIO MARINELI