Banca de DEFESA: HELENO PAULO FIALHO

DISCENTE: HELENO PAULO FIALHO
DATA: 08/10/2018
LOCAL: Anfiteatro do DEX

DO MOVIMENTO ÀS FORÇAS DE INÉRCIA: UMA ABORDAGEM DA MECÂNICA PARA O ENSINO MÉDIO

Ensino de física, Sequência didática, Movimento, Forças, Referenciais acelerados

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física

O presente trabalho envolve a produção, desenvolvimento e análise de uma sequência didática, composta de dez aulas de 50 minutos, baseada em atividades investigativas, contemplando o conteúdo básico da mecânica, para a primeira série do Ensino médio. A sequência didática foi construída na perspectiva de que os alunos sejam levados à construção de conceitos e a formulação de leis pertinentes a cinemática e a dinâmica. Na parte final da sequência didática é feita uma abordagem qualitativa dos referenciais acelerados e das forças de inércia, conteúdos que normalmente não são explorados em sala de aula. Portanto nosso objetivo de pesquisa é Investigar, na perspectiva de uma pesquisa qualitativa, se a sequência didática proposta baseada em atividades investigativas contribuí, de forma significativa, tanto para o desenvolvimento dos conteúdos da mecânica quanto para a inserção, do ponto de vista qualitativo, do tema relacionado às forças de inércia. A sequência didática desenvolvida faz uso de diversas ferramentas pedagógicas, como produção e elaboração de roteiros de vídeos, atividades experimentais, leitura de texto e atividades em grupos. O desenvolvimento da sequência didática ocorreu durante o período regular de aula em turmas do primeiro ano do Ensino Médio, no turno da manhã. A construção das aulas que compõem a sequência didática foi amparada nos três momentos pedagógicos de Delizoicov e o produto educacional desenvolvido encontra-se em anexo, constando de um manual para o professor, e material para o estudante, contendo as atividades propostas que podem ser realizadas.

Presidente - ANTONIO DOS ANJOS PINHEIRO DA SILVA
Interno - IRAZIET DA CUNHA CHARRET
Externo ao Programa - ROSANA MARIA MENDES - DEX
Externo à Instituição - CRISTIANA SCHMIDT DE MAGALHÃES - UNIFAL-MG