Banca de DEFESA: RICHARD ARANTES DA PAIXÃO

Atividade Óptica, Estrutura Molecular, Princípio de Neuman, Polarização da Luz

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física

O presente estudo relaciona Simetria e propriedade ótica dos materiais, apresentando como objetivo geral realizar um levantamento das dificuldades conceituais apresentadas pelos estudantes ao construir o conceito de Simetria e estabelecer sua relação com as propriedades ópticas dos materiais. Para tanto, elaborou-se uma Sequência Didática (SD), utilizando-se de atividades colaborativas e investigativas, centrada na observação experimental da atividade óptica em soluções de sacarose. A SD aborda o Princípio de Neuman, que é um  postulado da Física da matéria condensada, que estabelece que as propriedades físicas de um meio material se manifestam de acordo com as propriedades de Simetria do próprio meio. Sua consequência fundamental é a de que podemos colher informações sobre a estrutura cristalográfica analisando as propriedades físicas do meio.  Utilizaremos como metodologia de análise de dados a pesquisa qualitativa e como estratégias de ensino metodologias ativas, em especial a do ensino por investigação. A SD propõe inicialmente uma investigação  sobre o conceito de Simetria e suas respectivas operações. Busca-se uma estratégia, na qual o estudante possa  construir os conceitos de Simetria e operações de Simetria ao longo das atividades. Em seguida, introduz-se o conceito de luz polarizada com experimentos que proporcionam uma abordagem conceitual. Após esta etapa passamos ao estudo teórico-experimental da atividade óptica. Inicialmente discute-se as condições de Simetria  para que a atividade óptica se manifeste. Segundo o Princípio de Neuman, as propriedades físicas de um  material devem ser invariantes às operações de Simetria de sua estrutura cristalina. Esse princípio aponta como as propriedades físicas de um material devem ser influenciadas pela Simetria da estrutura cristalina. A SD é concluída com uma atividade experimental para a determinaçao da rotação específica da Sacarose e sua comparação com dados da literatura. Como principal resultado, espera-se que a SD auxilie os estudantes a  construir e diferenciar os conceitos químicos e físicos envolvidos na análise da atividade óptica, almejando a compreensão dessa propriedade Física. Como esse tópico envolve Física de Materiais e as interrelação históricas entre Física e Química, a proposta é inovadora em termos curriculares. Portanto, acreditamos que a análise das possibilidades futuras referentes ao ensino e aprendizagem de propriedades físicas e estrutura molecular no  Ensino Médio possa contribuir para a atualização e contextualização da Física no mundo tecnológico atual.

Presidente - ULISSES AZEVEDO LEITAO
Interno - ANTONIO DOS ANJOS PINHEIRO DA SILVA
Interno - IRAZIET DA CUNHA CHARRET
Externo ao Programa - JOSEFINA APARECIDA DE SOUZA - DQI