Banca de DEFESA: SAMANTHA DE LEMOS SOUZA

DISCENTE: SAMANTHA DE LEMOS SOUZA
DATA: 17/06/2019
LOCAL: Anfiteatro do DEX

CONTRIBUIÇÕES DE UMA PEÇA TEATRAL HISTÓRICA PARA O ESTUDO DA FÍSICA NUCLEAR NO ENSINO MÉDIO

1. Ensino de Física. 2. História da Física. 3. Física Nuclear. 4. Energia Nuclear. 5. Teatro no Ensino

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física

Devido a uma necessidade, notada a partir do início da década de 70 por pesquisadores da área, de atualizar o currículo de física na educação básica, ao perceberem a importância de inserir conteúdos da Física Moderna Contemporânea. Isso somado as poucas mudanças feitas nos currículos na intenção de inserir esses conteúdos. Levando ainda em consideração que as aplicações da física moderna contemporânea fazem parte da realidade de todos, e como professores é nossa obrigação possibilitar uma compreensão do mundo que o cerca, por parte do aluno. O presente trabalho, apresenta uma proposta desenvolvida para interpelar os conteúdos de Física Nuclear, na educação básica mais precisamente no primeiro ano do ensino médio. Levando em consideração os ideais de Vygotsky para desenvolvimento e elaboração da unidade didática. Foi desenvolvida uma sequência didática com abordagem histórica, na intenção de auxiliar e favorecer a construção do conhecimento acadêmico, mas também um conhecimento que contribua para a vida em sociedade. Com o intuito de utilizarmos a história da ciência de uma forma diferente, mais dinâmica e interessante para o aluno de maneira tal que contribuísse para o processo de ensino aprendizagem elaboramos um texto teatral “Encontro com o Passado”.

Presidente - ALEXANDRE BAGDONAS HENRIQUE
Interno - HELENA LIBARDI
Externo ao Programa - FABIO MARINELI - DEX
Externo ao Programa - WILSON ELMER NASCIMENTO - DEX