Banca de DEFESA: INGRID APARECIDA DA CRUZ

DISCENTE: INGRID APARECIDA DA CRUZ
DATA: 29/10/2019
LOCAL: Anfiteatro 1 DEX

O SOL COMO EIXO ESTRUTURANTE PARA O ENSINO DE FÍSICA NA PERSPECTIVA DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA

Unidade Didática; Sol; Alfabetização Científica; Teoria histórica-Cultural; Ensino de Física.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física

O ensino de ciências é uma das maiores preocupações atualmente, devido ao baixo interesse e rendimento dos estudantes. Para fazer frente a esta realidade da ciência atual, é necessária uma reviravolta no processo de ensino-aprendizagem, ao promover uma superação dos modelos convencionais de ensino. O trabalho teve o intuito de investigar se o desenvolvimento de uma unidade didática fundamentada na perspectiva do processo de alfabetização científica pode propiciar o desenvolvimento de habilidades, atitudes críticas, reflexivas e ativas em estudantes do ensino médio frente a construção do conhecimento. Para isso, foram utilizadas várias estratégias e abordagens que contribuíram para o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes.  Fundamentadas à luz do processo de alfabetização científica e da teoria histórica-cultural, desenvolveu-se uma unidade didática que teve como eixo estruturante o Sol, fonte de luz e energia. Nesse cenário, abordou-se como área temática, a astrofísica estelar, visto que o foco principal estava em identificar as principais características de uma estrela. Explorou-se temas como a radiação eletromagnética e suas características principais e sua relação com a astrofísica de forma articulada, com o currículo do segundo ano do ensino médio. A utilização  desse elemento, além de possibilitar o trabalho de um tema interdisciplinar, propiciou a valorização e o uso dos  conhecimentos prévios/espontâneos dos estudantes. As escolhas das ações pedagógicas em torno da construção e desenvolvimento da unidade, propiciaram a construção do conhecimento de maneira coletiva pelos estudantes. Além de proporcionarem o uso e desenvolvimento de habilidades fundamentais para o processo de  ensino e aprendizagem, como por exemplo, as habilidades de explicação e justificativa, percebidas através da análise da produção escrita pelos estudantes durante as seis aulas da unidade didática. Identificamos como elementos favoráveis ao processo de ensino e aprendizagem, a interdisciplinaridade, a inserção de novos campos de estudo e a renovação das práticas pedagógicas nas aulas de física do ensino regular. Nesse contexto, o desafio do professor frente ao processo de ensino e aprendizagem é ampliado, visto eu ele é agente de mediação imediato entre o estudante e o conhecimento.

Presidente - HELENA LIBARDI (Membro)
Interno - FABIO MARINELI (Suplente)
Interno - IRAZIET DA CUNHA CHARRET (Membro)
Externo ao Programa - JOSEFINA APARECIDA DE SOUZA - DQI (Membro)