Banca de DEFESA: PAULO HENRIQUE PEREIRA

DISCENTE: PAULO HENRIQUE PEREIRA
DATA: 29/10/2019
LOCAL: Anfiteatro 1 DEX

RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE CINEMÁTICA UNIDIMENSIONAL TENDO A MATEMÁTICA COMO ESTRUTURANTE DO  PENSAMENTO FÍSICO

Ensino de Física, Educação Matemática, Problemas abertos, Movimento Retilíneo Uniforme, Função do Primeiro Grau

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física

A resolução de exercícios e de problemas é parte integrante das aulas de Física. Acredita-se que nestas atividades os estudantes irão aplicar os conceitos adquiridos nas aulas de teoria e apropriar-se do conhecimento desenvolvido. Entretanto, nessa etapa dos processos de ensino e de aprendizagem os professores não verificam os resultados desejados, alegando, comumente, que o insucesso no ensino de Física se deve a falta de habilidades matemáticas dos estudantes. Questionamos o problema apontado considerando duas indagações: O quanto as habilidades matemáticas necessárias ao ensino de Física estão sendo consideradas apenas como habilidades técnicas, deixando-se de lado as habilidades estruturantes do pensamento físico e se os estudantes estão, de fato, aprendendo a resolver problemas. A partir destes questionamentos, nosso trabalho apresenta uma sequência de tarefas que contemplam o ensino dos conceitos fundamentais da cinemática e do movimento retilíneo uniforme na perspectiva da resolução de problemas cotidianos, que consideram os conhecimentos prévios dos estudantes e nos quais o uso da matemática se torna necessário na busca de soluções. Juntamente às tarefas solicita-se aos estudantes a produção de relatórios que apresentem o raciocínio utilizado na solução do problema e as considerações sobre as tarefas propostas. Utilizando como fundamentação a estratégia de resolução de problemas, a proposta tem a intenção de favorecer a construção do conhecimento dos conceitos da cinemática e dos conceitos de funções, desenvolvendo, simultaneamente, habilidades relacionadas aos conteúdos procedimentais inerentes à esses conceitos. O trabalho foi desenvolvido com uma classe do primeiro ano do ensino médio, em uma escola pública, da rede estadual de ensino numa cidade do sul de Minas Gerais. Ao longo de oito aulas de Matemática, os estudantes realizaram oito tarefas, todas desenvolvidas em grupos, favorecendo o debate entre os seus componentes, com socialização dos resultados com toda a classe e  formalização dos conceitos discutidos com o professor. Utilizando-se do diário de campo, gravações em áudio e relatórios confeccionados pelos estudantes, apresentamos o relato da experiência vivenciada pelo pesquisador, identificando a apropriação dos conceitos adquiridos pelos estudantes e a presença da Matemática como estruturante do conhecimento físico, tendo a resolução de problemas como habilidade adquirida durante o  processo.

Presidente - ANTONIO MARCELO MARTINS MACIEL (Membro)
Interno - HELENA LIBARDI (Suplente)
Interno - IRAZIET DA CUNHA CHARRET (Membro)
Externo ao Programa - ROSANA MARIA MENDES - DEX (Membro)