Banca de DEFESA: WANDERSON ALVES LEAL

DATA: 29/06/2021
LOCAL: meet.google.com/mng-zaqx-ptr

ESTUDANDO SEMICONDUTORES NO ENSINO FUNDAMENTAL II

Semicondutores, Ensino Fundamental II, Ensino de Física, Alfabetização Científica.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física

Neste trabalho discutimos a viabilidade de introduzir conceitos de Física Moderna e Contemporânea no sexto ano do Ensino Fundamental II dentro da perspectiva de estabelecimento de um processo de Alfabetização Científica. Para isso usamos como objeto de estudos o conceito de semicondutores, as suas características e algumas das suas aplicações tecnológicas. Propusemos e desenvolvemos uma sequência de ensino fundamentada em um conjunto de atividades interativas (investigativas), que permitisse a discussão sobre os modelos de estrutura da matéria, passando para o conceito de condução em meios materiais e alcançando o conceito de semicondutores. Ao longo do desenvolvimento dessa sequência de ensino, foram discutidos os aspectos associados com o uso e os impactos da tecnologia atual, que tem como base os materiais semicondutores. A sequência de ensino foi desenvolvida em quase a sua totalidade no formato virtual, devido à pandemia da COVID19, em uma escola privada e os resultados, analisados a partir dos indicadores de alfabetização científica propostos por Sasseron e por Pizarro, mostram que os estudantes foram se apropriando do vocabulário científico, se tornando capazes de elaborar argumentos explicativos para os fenômenos apresentados.

Interno - ULISSES AZEVEDO LEITAO (Suplente)
Externo ao Programa - JEFFERSON ADRIANO NEVES - DFM/ICET (Membro)
Presidente - IRAZIET DA CUNHA CHARRET (Membro)
Externo à Instituição - FREDERICO AUGUSTO TOTI - UNIFAL (Membro)