Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: CRISTIAN WILLIAN GALVÃO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CRISTIAN WILLIAN GALVÃO
DATA: 23/09/2021
HORA: 14:00
LOCAL: http://meet.google.com/kye-kuan-xvs
TÍTULO:

UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DO ELETROMAGNETISMO NO ENSINO MÉDIO


PALAVRAS-CHAVES:

Eletromagnetismo. Atividades Investigativas. Autonomia de Aprendizagem. 03 Momentos Pedagógicos de Delizoicov.


PÁGINAS: 34
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
RESUMO:

O Eletromagnetismo é uma importante área da Física que aborda alguns fenômenos da natureza de uma forma elegante, robusta e consistente. A descoberta e elucidação de suas fenomenologias contribuíram sistematicamente para o desenvolvimento de tecnologias, que nos amparam e nos proporcionam considerável conforto em nossos dias. Construímos uma sequência didática com objetivo geral de desenvolver os conteúdos do eletromagnetismo tendo, como plano de fundo, o desejo de motivar e despertar o interesse dos alunos pelo tema. Nossa estratégia foi organizar os conteúdos seguindo a arquitetura dos Três Momentos Pedagógicos de Demetrius Delizoicov. Partimos de uma problematização inicial, vinculada ao cotidiano dos estudantes, que se faz presente ao longo de toda sequência didática e, por meio de um conjunto de atividades, os estudantes vão elaborando respostas cada vez mais consistentes para esta questão. Ao longo de nossa pesquisa procuraremos observar, por meio das atividades propostas, indícios de desenvolvimento da autonomia de aprendizagem nos indivíduos. Especificamente serão analisadas situações em que possamos evidenciar o desenvolvimento de habilidades de leitura, expressão oral, redação e tomada de decisões, características que podem ser sintetizadas na palavra autonomia. Através de uma pesquisa de caráter qualitativa, as produções textuais dos alunos, aliado a registros feitos pelo pesquisador durante o processo, consistirão no material de coleta a partir do qual, mediante análise apropriada, esperamos identificar indícios de autonomia de aprendizagem. Justificamos a realização deste estudo tendo como pressuposto a colaboração para a formação de cidadãos críticos e influentes na sociedade em que vivemos, características que são evidenciados em pessoas autônomas. Esperamos também que os estudantes se tornem capazes de distinguir a importância do eletromagnetismo, frente às demais áreas da Física. Para melhor compreensão do leitor organizamos o texto conforme a sequência apresentada no sumário. 


MEMBROS DA BANCA:
Interno - HELENA LIBARDI (Suplente)
Externo ao Programa - JOAQUIM PAULO DA SILVA - DFI/ICN (Membro)
Externo à Instituição - TÉRSIO GUILHERME DE SOUZA CRUZ - UFSCAR (Membro)
Presidente - ULISSES AZEVEDO LEITAO (Membro)
Notícia cadastrada em: 14/09/2021 16:19
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver2.srv2inst1 18/05/2024 08:57