Banca de DEFESA: GERALDO MAGELA DE SOUSA

DISCENTE: GERALDO MAGELA DE SOUSA
DATA: 08/12/2021
LOCAL: https://meet.google.com/rda-bdpp-dip

ESTUDO DA ÓTICA GEOMÉTRICA: UTILIZANDO RECURSOS DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) NA ESCOLA PÚBLICA DO ENSINO MÉDIO

Ensino. Física. Tecnologia. Óptica. Geométrica. Motivação.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física

A Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) está presente no cotidiano das pessoas. No trabalho, no lazer, na saúde, embarcada nos eletrodomésticos, nos veículos e automações industriais. Mas, na área da educação, ainda é um recurso escasso, principalmente no ensino das escolas públicas. Para a geração nativa digital, que nasceu envolta ao ambiente tecnológico, a Tecnologia da Informação e Comunicação pode contribuir como um agente motivador no ensino da Física, promovendo a apropriação do conhecimento? Neste trabalho, procuramos explorar a motivação do estudante para o estudo da Física e a contribuição de um software de simulação de fenômenos físicos como um recurso didático, em uma escola pública para o ensino médio. Sob o tema de estudo "A Óptica Geométrica", procuramos avaliar o uso do celular como um recurso didático para a prática de laboratórios virtuais e a contribuição do uso de software de simulações de fenômenos físicos como um facilitador no processo ensino e aprendizagem.

Externo à Instituição - SILVIO LUIZ SOUZA CUNHA - UFRGS (Membro)
Externo à Instituição - LUIZA SELIGMAN - UFCSPA (Suplente)
Externo ao Programa - JEFFERSON ADRIANO NEVES - DFM/ICET (Membro)
Presidente - ANTONIO MARCELO MARTINS MACIEL (Membro)