Banca de DEFESA: CRISTIAN WILLIAN GALVÃO

DATA: 23/02/2022
LOCAL: https://meet.google.com/bfg-mgxw-hgy?authuser=0&pli=1

DISCUTINDO CONCEITOS DE ELETROMAGNETISMO A PARTIR DO FUNCIONAMENTO DE UM DÍNAMO

Eletromagnetismo. Atividades Investigativas. Autonomia de Aprendizagem. Os Três Momentos Pedagógicos

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
SUBÁREA: Áreas Clássicas de Fenomenologia e suas Aplicações
ESPECIALIDADE: Eletricidade e Magnetismo; Campos e Partículas Carregadas

O Eletromagnetismo é uma importante área da Física que aborda alguns fenômenos da natureza de uma forma elegante, robusta e consistente. A descoberta e elucidação de suas fenomenologias contribuem sistematicamente para o desenvolvimento de tecnologias, que nos amparam e nos proporcionam considerável conforto em nossos dias.Construímos uma sequência didática com objetivo geral de desenvolver os conteúdos do eletromagnetismo tendo, como plano de fundo, o desejo de motivar e despertar o interesse dos alunos pelo tema. Nossa estratégia foi organizar os conteúdos seguindo a arquitetura dos Três Momentos Pedagógicos proposta por Angotti/Delizoicov/Pernambuco. Partimos de uma problematização inicial, vinculada ao cotidiano dos estudantes, que se faz presente ao longo de toda sequência didática e, por meio de um conjunto de atividades, os estudantes vão elaborando respostas cada vez mais consistentes para esta questão. Ao longo de nossa pesquisa procuramos observar, por meio das atividades propostas, indícios de desenvolvimento da autonomia de aprendizagem nos indivíduos. Especificamente serão analisadas situações em que possamos evidenciar o desenvolvimento de habilidades de leitura, expressão oral, redação e tomada de decisões, características que podem ser sintetizadas na palavra autonomia.Através de uma pesquisa de caráter qualitativa, as produções textuais dos alunos, aliado a registros feitos pelo pesquisador durante o processo, consistiram no material de coleta a partir do qual, mediante análise apropriada, buscamos identificar indícios de autonomia de aprendizagem.Justificamos a realização deste estudo tendo como pressuposto a colaboração para a formação de cidadãos críticos e influentes na sociedade em que vivemos, características que são evidenciados em pessoas autônomas. Esperamos também que os estudantes se tornem capazes de distinguir a importância do eletromagnetismo, como uma área relevante da Física. Para melhor compreensão do leitor organizamos o texto conforme a sequência apresentada no sumário.

Externo à Instituição - TÉRSIO GUILHERME DE SOUZA CRUZ - UFSCAR (Membro)
Externo ao Programa - JOAQUIM PAULO DA SILVA - DFI/ICN (Membro)
Interno - HELENA LIBARDI (Suplente)
Externo à Instituição - CRISTIANA SCHMIDT DE MAGALHÃES - UNIFAL (Suplente)