Banca de DEFESA: SÔNIA REGINA GUIMARÃES DA FONSECA

DISCENTE: SÔNIA REGINA GUIMARÃES DA FONSECA
DATA: 04/05/2023
LOCAL: meet.google.com/zdw-mogm-kjf

A IMPLANTAÇÃO DE UMA DIRETORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS:

UM CASO DE INTRAEMPREENDEDORISMO EM UMA ORGANIZAÇÃO PÚBLICA

Comportamento intraempreendedor. Competências intraempreendedoras. Tomada de decisão.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Administração Pública

O caso de ensino objetiva apoiar a formação do curso de Administração e proporcionar uma reflexão sobre as práticas intraempreendedoras em meio a uma organização do setor Público. O IFMT passa por um processo de expansão física; as prioridades orçamentárias e de recursos humanos estão focadas em obras. Por outro lado, já é visível a perda de oportunidades por o instituto ainda não contar com uma representação de Relações Internacionais. A Diretoria de Relações Internacionais (DSRI) é criada, porém não dispõe de orçamento, espaço físico e muito menos de uma equipe para criação e desenvolvimento. Por meio de parcerias com instituições público-privadas e comportamento intraempreendedoras, as ações de internacionalização dão os primeiros passos. A evolução da DSRI, com o decorrer do tempo, faz com que a personagem principal seja notada pelo MEC/SETEC. Agora a Diretora da DSRI deve optar por permanecer nas relações internacionais do IFMT, ou aceitar um cargo para trabalhar com Política de Inovação, em Brasília. Após análise da situação apresentada, os alunos são convidados a discutir sobre o comportamento, ações e competências intraempreendedoras, propondo soluções para a tomada de decisão da personagem de Maria Cristina. O caso é finalizado com notas de ensino e sugestões de aplicação em aula.

Presidente - DANIELA MEIRELLES ANDRADE (Membro)
Interno - JOSE DE ARIMATEIA DIAS VALADAO (Membro)
Interno - JOSE ROBERTO PEREIRA (Membro)
Externo à Instituição - JUVENCIO BRAGA DE LIMA - FUMEC (Membro)