Banca de QUALIFICAÇÃO: CLEIDE JACQUELINE BESOGNIN JACQUES

DISCENTE: CLEIDE JACQUELINE BESOGNIN JACQUES
DATA: 26/04/2023
LOCAL: Online

DIAGNÓSTICO PARTICIPATIVO DE SISTEMAS AGROFLORESTAIS E POSSIBILIDADES DE USO DE FRUTOS NATIVOS DO CERRADO NO ASSENTAMENTO DOM JOSÉ MAURO, UBERLÂNDIA, MG.

Intergração Lavoura, Pecuária, Floresta, Cerrado, Desenvolvimento Sustentável e Metodologia Participativa.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

O Bioma Cerrado é o mais antigo dos ambientes recentes e o mais biodiverso do planeta, é o segundo maior bioma brasileiro e considerado um dos “Hotspot de biodiversidade” mundial mais importantes. Porém é o que possui menor nível de proteção, sendo necessárias ações urgentes para a conservação e uso do solo de forma sustentável neste bioma. Neste contexto o Projeto Rural Sustentável Cerrado (PRS Cerrado), é um exemplo de que ações de incentivo e apoio no uso de tecnologias sustentáveis podem auxiliar no acesso a informações que promovam o uso destas tecnologias e consequentemente gerem aumento na renda das propriedades. O uso de tecnologias de baixa emissão dos Gases de Efeito Estufa (GEE) como a Integração Lavoura, Pecuária e Floresta (ILPF), os Sistemas Agroflorestais (SAF) e a Recuperação de Pastagem Degradada (RPD) são tecnologias promissoras para a mitigação desses gases e na recuperação de áreas degradadas do Cerrado. A utilização de Sistemas Agroflorestais (SAF) contribui em diversos aspectos para o desenvolvimento sustentável das comunidades rurais, desde a recuperação de áreas degradadas até a segurança alimentar, pela diversidade de espécies manejadas neste sistema e a qualidade nutricional dos produtos. Na medida que o uso dessas tecnologias permite minimizar os impactos negativos da agricultura, surgem também como alternativa para o alcance de maiores produtividades, diversificação de culturas e geração de renda para a agricultura familiar. No entanto para que cada vez mais seja possível a implantação dessas tecnologias, é necessário que os agricultores e agricultoras estejam informados, capacitados e participem coletivamente dos processos de produção. A Associação do Assentamento Dom José Mauro em Uberlândia, MG é uma Organização Sócio Produtiva (OSP) que incentiva a produção agroecológica e comunitária e faz parte do PRS Cerrado, está inserida em uma área de alta relevância para a conservação da biodiversidade brasileira e apresenta um número considerável de propriedades em seu território aderidas ao PRS Cerrado que já fazem uso de SAF, e agricultores com intensão de implantação desse sistema em suas propriedades. Por esta conformação foi escolhida para a aplicação deste trabalho. Desta forma este tem por objetivo analisar junto aos agricultores e agricultoras do Assentamento Dom José Mauro as contribuições e potencialidades dos sistemas agroflorestais (SAF) com espécies florestais nativas do Cerrado, analisando as possibilidades de utilização dos frutos para a geração de renda. A metodologia utilizada será conforme contará com levantamento bibliográfico sobre as temáticas abordadas, coletas de dados a campo por meio de entrevistas em 4  Unidades Demonstrativas e uma oficina participativa de percepção sobre Sistemas Integrados junto aos agricultores de UM’s manejadores de SAF e aqueles que querem implantar SAF em suas propriedades com o apoio do PRS Cerrado.

Presidente - THIAGO RODRIGO DE PAULA ASSIS (Membro)
Interno - RAFAEL EDUARDO CHIODI (Membro)
Interno - JACQUELINE MAGALHAES ALVES (Suplente)
Externo à Instituição - FERNANDO LIMA AIRES GONÇALVES - UFRRJ (Suplente)