Banca de DEFESA: SANDRA MARTINS CARLOS RIBEIRO

DISCENTE: SANDRA MARTINS CARLOS RIBEIRO
DATA: 26/11/2021
LOCAL: Videoconferência

UMA PROPOSTA DE JOGO MATEMÁTICO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): REFORÇANDO CONCEITOS DE PORCENTAGEM

EJA, Jogo, Matemática, Porcentagem.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática

O presente trabalho apresenta a trajetória da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil e em Minas Gerais. Narrando todo estudo desde a época dos Jesuítas, com a vinda da Família Real para o Brasil, até a presente data. Além de trazer as especificidades do público que a frequenta. Ressalta-se que os alunos da EJA possuem um perfil diferenciado, pois a maior parte deles esteve afastada da escola por vários motivos, tanto econômicos como sociais. A maioria dos discentes dessa modalidade são pessoas que trabalham durante o dia e estudam à noite, chegando à escola, cansados. Por isso, é importante o professor utilizar diferentes metodologias de ensino, para que a relação de ensino e aprendizagem não fique rotineira e desgastante, principalmente na Matemática. Através de uma busca de trabalhos científicos, de artigos, dissertações e teses de vários autores foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica, visando averiguar a importância dos jogos para facilitar o ensino e aprendizagem da matemática, principalmente na EJA. Assim, trazemos a proposta de utilização de um jogo de tabuleiro, chamado de Trilha Financeira, de modo a tornar a aprendizagem lúdica, buscando minimizar as dificuldades presentes nos conteúdos trabalhados com Porcentagens, aproveitando desta forma a interação social já existente, considerando a experiência de vida do aluno da EJA e visando colaborar com a resolução dos problemas no cotidiano dos alunos.

Interno - RITA DE CASSIA DORNELAS SODRE (Membro)
Presidente - MARIO HENRIQUE ANDRADE CLAUDIO (Membro)
Externo à Instituição - GRAZIELLE FELICIANI BARBOSA - UFSCAR (Membro)
Interno - ADRIANA XAVIER FREITAS (Suplente)