Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: EMELITO ORLANDO CHANGADEIA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EMELITO ORLANDO CHANGADEIA
DATA: 05/04/2022
HORA: 10:00
LOCAL: https://meet.google.com/zys-pnkp-uzw
TÍTULO:

VIABILIDADE ECONÔMICA DOS SISTEMAS FOTOVOLTAICO OFF-GRID E HÍDRICO PARA ELETRIFICAÇÃO DA ZONA RURAL DE MATICA EM MOÇAMBIQUE.


PALAVRAS-CHAVES:

Energia Solar Off Grid. Eletrificação – Matica. Desenvolvimento Rural Sustentável. Moçambique. Software Solarius PV.


PÁGINAS: 48
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
SUBÁREA: Física da Matéria Condensada
ESPECIALIDADE: Prop. Óticas e Espectrosc. da Mat. Condens; Outras Inter. da Mat. com Rad. e Part.
RESUMO:

A disponibilidade energética em zonas rurais de Moçambique continua sendo um dos grandes desafios para o governo, população e pesquisadores. Vários motivos são considerados como evidência para que não haja energia elétrica nessas zonas, sendo um deles a viabilidade econômica dos projetos. Diante das comunidades rurais com baixa população e espalhadas geograficamente, a construção de redes elétricas rurais vem sendo observada dentro do cenário custo versus benefício. A população de baixa renda nessas zonas, vive basicamente da agricultura e de outras atividades para seu autosustento, não tendo acesso a energia elétrica. Em contrapartida, a disponibilidade energética na comunidade, possibilitaria a diversificação das atividades de fonte de renda, melhorando significativamente a vida das pessoas, propiciando água tratada, reduzido a mortalidade infantil, conservando alimentos, permitindo acesso a internet, educação e possibilidades na criação de pequenas cooperativas para processamento de alimentos, gerando renda e trabalho, além do retorno econonômico para as regiões. Assim, objetivou-se analisar a viabilidade para montagem de um sistema fotovoltaico comparativamente a energia da REN (hídrica) para eletrificação de uma zona rural de Matica – Sussundenga. A partir dos orçamentos, cálculos e, utilizando o software Solarius PV, consideramos que o sistema fotovoltaico possui vantagem financeira na ordem de $326740 comparando à rede Nacional, com retorno do investimento em torno de aproximadamente 35 meses, o que demonstra a viabilidade financeira do projeto.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - ROBSON ANDRE ARMINDO (Membro)
Externo ao Programa - DANTON DIEGO FERREIRA - DAT/EENG (Membro)
Externo ao Programa - ANGELA DAYANA BARRERA DE BRITO - DFI/ICN (Suplente)
Interno - ANA CAROLINA CORTEZ LEMOS - UFLA (Membro)
Notícia cadastrada em: 24/03/2022 20:28
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver2.srv2inst1 23/04/2024 07:36