Estabilização química de um solo residual de Lavras/MG com adição de lama de cal para aplicação em estradas vicinais
Lama de cal. Celulose. Estabilizante. Estradas vicinais
As vias não pavimentadas, denominadas estradas vicinais, ou estradas de chão, como são mais conhecidas fazem parte da malha rodoviária de muitos países, inclusive o Brasil. Expostas continuamente às intempéries, tais estradas sofrem inúmeras degradações e, por isso, demandam frequentes manutenções, causando custos elevados às cidades interioranas. Para a Universidade Federal de Lavras, que possui parte das suas vias não pavimentadas, as estradas vicinais normalmente apresentam pontos de empoçamento e contínuos desníveis, fazendo-se necessário a busca por medidas geotécnicas de estabilização do solo local. Nesse sentido, apresenta-se a proposta do estudo da viabilidade do uso da lama cal como estabilizante químico de um solo residual da cidade de Lavras/MG para a aplicação em estradas vicinais. Tal experimento visa a melhoria na resistência do solo, possibilitando a redução do número de manutenções nas vias, o que resultará em economias no cofre público. Para a realização do estudo, faz-se necessário ensaios de caracterização, resistência à compressão, erodibilidade e CBR, determinando assim, a porcentagem efetiva de lama de cal no ganho de resistência. A comprovação da eficácia do estudo reduzirá o despejo dos resíduos da indústria de papel e celulose no meio ambiente e acarretará em ganhos econômicos com a reestruturação das estradas não pavimentadas.