Notícias

Banca de DEFESA: ANÔMORA ARIANE ROCHIDO DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANÔMORA ARIANE ROCHIDO DOS SANTOS
DATA: 14/02/2022
HORA: 08:00
LOCAL: Google meet
TÍTULO:

ESTUDOS TERMODINÂMICO E BIODEGRADAÇÃO DE EMBALAGENS A BASE DE AMIDO DE MANDIOCA E AGENTES NATURAIS ANTIOXIDANTES


PALAVRAS-CHAVES:

Embalagens Biodegradáveis, Embalagens Ativas, Degradação e Biodegradação de Embalagens, Isoterma de Sorção, Parâmetros Termodinâmicos.


PÁGINAS: 75
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Ciência e Tecnologia de Alimentos
SUBÁREA: Engenharia de Alimentos
RESUMO:

O uso de materiais à base de petróleo e suas técnicas atuais de processamento têm causado problemas relacionados aos nossos recursos finitos e ao meio ambiente. Como alternativa, os cientistas vêm desenvolvendo novas tecnologias, como as embalagens biodegradáveis ativas derivado de polímeros de fontes naturais e agentes naturais antioxidantes, com o intuito de minimizar os problemas gerados através das embalagens de origem fósseis e de fontes químicas toxicas. O objetivo deste trabalho é realizar estudos físicos e termodinâmicos de embalagens biodegradáveis ativas a base de amido de mandioca e agentes naturais antioxidantes (licopeno). Esta pesquisa foi dívida em duas etapas. Na primeira etapa foi estudado a biodegradação das embalagens no solo, onde as amostras foram colocadas em uma tela de plástico, inseridas no solo em uma profundidade de 4 cm por tempo aproximado de 18 dias. A biodegradação dos filmes foi determinada através de análises de Espectroscopia de infravermelho com transformada de Fourier (FTIR) e análise visual. A segunda etapa é referente a determinação das isotermas de sorção de água e dos parâmetros termodinâmicos. As isotermas de sorção de água descrevem a relação entre a atividade de água e o conteúdo de umidade de equilíbrio do material a uma temperatura constante, sendo representada graficamente. Já os parâmetros termodinâmicos indicam informações sobre a estabilidade das embalagens, bem como sobre a espontaneidade ou não do processo de adsorção de água. Para a obtenção das isotermas de sorção de água e das propriedades termodinâmicas, as embalagens foram analisadas em diferentes condições de temperatura variando de 5ºC, 15ºC, 25ºC em diferentes soluções salinas até as amostras atingirem um peso constante. Após atingir o equilíbrio, foi possível determinar o teor de umidade absorvida e as propriedades termodinâmicas das embalagens. Com o desenvolvimento desta dissertação, foi verificador a biodegradação das embalagens através de observações visuais e analise de FTIR. O efeito é observado através de diferentes aspectos presentes na embalagem, como o caráter rugoso da superfície do filme, a formação de buracos ou rachaduras, fragmentação, mudanças na coloração ou pela variação de massa devido a interação com a atmosfera imposta. Além disto, a biodegradação pode causar mudanças na estrutura dos filmes que foi observada pelo FTIR. Para as análises de isoterma de sorção de água o melhor ajuste matemático que permita estimar os valores de umidade da monocamada (Xm) com o aumento da temperatura foi o modelo de GAB. Por fim, através das análises termodinâmicas foi possível visualizar uma visão detalhada da interação na interface da água com as embalagens.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - PEDRO HENRIQUE CAMPELO FELIX - UFAM (Membro)
Presidente - MARALI VILELA DIAS (Membro)
Interno - BRUNA DE SOUZA NASCIMENTO (Membro)
Interno - AMANDA MARIA TEIXEIRA LAGO - UFLA (Suplente)
Externo à Instituição - ALLAN ROBLEDO FIALHO E MORAES - UFV (Suplente)

Notícia cadastrada em: 08/02/2022 09:01
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver2.srv2inst1 28/03/2024 08:16