A Terra e as Relações Sociais: Uma Discussão Crítica a partir do Filme "A Terra a Quem Pertence"
Educação Ambiental Crítica; Ancestralidade, Formação de professores; Terra;
Colonialidade.
O presente trabalho aborda criticamente as relações socioambientais a partir da questão da
terra, partindo do caso de Moçambique, tendo como recurso o filme “A Terra a Quem
Pertence”. O objetivo do mesmo é discutir a questão da ancestralidade na sua relação com a
educação ambiental, vislumbrando possibilidades para a formação de professores. O estudo
conta com uma abordagem qualitativa, recorrendo à pesquisa-ação-participativa de modo que
os participantes da mesma, professores em formação inicial e continuada, sejam capazes de
produzir práticas pedagógicas e materiais didáticos que possibilitem a apropriação pelos
estudantes da urgência da equidade para construção de uma sociedade sustentável. Espera-se
que, para além de contribuir cada vez mais com aproximações entre o Brasil e a África
(Moçambique, em particular) a partir dos encontros, trocas e reflexões histórico-críticas, o
mesmo contribua com discussões, conhecimentos e transformações necessárias para a
construção de uma sociedade mais justa e, efetivamente, sustentável, uma vez que professores
são potenciais sujeitos desta transformação.