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Banca de QUALIFICAÇÃO: DEBORA CRISTIANA NOGUEIRA DEL PINO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DEBORA CRISTIANA NOGUEIRA DEL PINO
DATA: 28/07/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Videoconferência pelo Google Meet
TÍTULO:

A FUNÇÃO SOCIAL DAS CIDADES: OS AVANÇOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO E O ACESSO AS ESCOLAS PÚBLICAS NO MUNICÍPIO DE LAVRAS/MG


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Pública. Função Social das Cidades. Educação Ambiental. Política Pública
Educacional. Município de Lavras.


PÁGINAS: 50
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:

A Constituição Federal brasileira do ano de 1988 já destacava em seu artigo 5o, garantias fundamentais
das quais incluía pontualmente, o acesso à educação. Dentro disto, ao Estado coube também
desenvolver mecanismos legislativos que viriam desenvolver a educação através das iniciativas públicas
em caráter obrigatório, o que a fez reconhecê-la como direitos garantidos e políticas sociais. A educação
é uma forma política e social de instruir eticamente e moralmente o homem para as mais diversas
relações intersociais e extra sociais que demandam a vida cotidiana, por isso que, necessariamente a
análise conjunta quanto a inserção da educação ambiental como ferramenta pedagógica transversal,
torna-se também um dos objetivos a serem explorados neste trabalho. A partir de uma análise histórica e
reflexiva, será permitido no desenvolvimento do trabalho a pesquisa que se dará através de instrumentos
de metodologia qualitativa que perpassará pela pesquisa quantitativa, já que será comumente observado,
uma análise descritiva documental atrelado ao exame de conteúdo quanto a aplicação da função social
das cidades e as práticas desenvolvidas no Município de Lavras no tocante ao acesso à educação. Dentro
dos objetivos gerais e específicos estará também a análise de conteúdo quanto as leis que versam sobre
políticas públicas educacionais e de mobilidade urbana, assim como, um panorama das escolas públicas
municipais e estaduais e suas localidades; de forma que, a apropriação de questionários, como método
de pesquisa qualitativa, deverá apresentar as principais realidades escolares municipais e as possíveis
deficiências quanto a mobilidade e o acesso à escola. Por ocasião das metodologias aplicadas, espera-se
para os resultados preliminares, um panorama sobre a disposição de escolas públicas que ofertem a
educação básica no Município de Lavras em confronto com a sua média geografia, trazendo em
conjunto os contornos da coleta de dados que será idealizada para esta especificidade; permitindo por
sua vez que se identifique a ausência de escolas em pontos específicos, bem como, para os resultados
esperados, a constatação final sobre o acesso e a disponibilidade de escolas públicas. De plano, será
possível também traçar possíveis hipóteses capazes de afirmar ou infirmar as razões para o contínuo
acesso ou evasão escolar e por fim, se a educação ambiental é ferramenta pedagógica aplicada nas
metodologias de ensino, como complemento a análise de conteúdo sobre o tema.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - KIRA MALVES MAIA - PML (Membro)
Externo ao Programa - LUIS ANTONIO COIMBRA BORGES - DCF/ESAL (Suplente)
Externo à Instituição - MIRLAINE ROTOLY DE FREITAS - CLL (Membro)
Presidente - ROSANGELA ALVES TRISTAO BOREM (Membro)
Notícia cadastrada em: 16/07/2021 10:04
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