DIFICULDADES E PONTECIALIDADES NA ESCOLARIZAÇÃO DE JOVENS DE UM POVOADO RURAL DO SUL DE MG
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Este trabalho foi desenvolvido no povoado rural do Cajuru do Cervo, o qual tem uma população
aproximadamente de 600 pessoas entre crianças, jovens e adultos. Alguns dos moradores jovens
trabalham em empresas que ali existem, como o aviário e postos de gasolina localizados às margens da
rodovia, entre outras. Há ainda jovens que buscam empregos na cidade. Segundo relatos dos moradores
antigos, esse povoado vem passando por constantes transformações; antes não existia luz elétrica e água
encanada, hoje é comum em todas as casas. Parte dos jovens abaixo de 18 anos estudam em Lavras.
Antigamente estudavam até a 4ª serie, atualmente nos anos iniciais do ensino fundamental, hoje a escola
municipal que existe neste povoado oferece ensino fundamental completo. Por conhecer a realidade
desses e dessas jovens e entender relações entre a escolarização e a vida naquelas condições, foi o que
me instigou a desenvolver esse projeto. Foi importante ouvir relatos de moradores e jovens que
conseguiram superar e entender quais fatores que os ajudaram em suas conquistas e dificuldades. Foram
formuladas hipóteses que orientaram a pesquisa de campo com entrevistas semiestruturadas com jovens
entre 15 a 30 anos, e, incluindo estudantes e não estudantes, além de moradores mais antigos que
tivessem o que dizer sobre juventude. Além disso, procuramos estudar trabalhos acadêmicos sobre o
contexto de desigualdade, e que explicassem as dificuldades na escolarização de jovens em geral, e a
situação específica de quem vive no meio rural. Com o resultado das entrevistas foi feita uma análise
das respostas dos entrevistados para confirmar as hipóteses que foram levantadas.