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Banca de DEFESA: FRANCISLAINY NATÁLIA DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANCISLAINY NATÁLIA DA SILVA
DATA: 19/11/2021
HORA: 13:30
LOCAL: Google meet meet.google.com/ucd-aytt-gcg
TÍTULO:

CONTRIBUIÇÕES DAS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS INVESTIGATIVAS PARA A PROMOÇÃO DE HABILIDADES COGNITIVAS NO ENSINO SUPERIOR EM QUÍMICA  


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino por Investigação. Atividades Experimentais. Níveis de Investigação.  Habilidades Cognitivas


PÁGINAS: 132
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:

Diante dos mais diversos estudos e reflexões sobre as atuais mudanças no Ensino de Ciências, é perceptível a importância de incorporar, na prática docente, atividades que estejam ancoradas em uma abordagem de ensino por investigação, de forma a possibilitar aos estudantes compreender e utilizar os conceitos estudados em situações cotidianas. Diante disso, a presente pesquisa tem por objetivo analisar as contribuições de dois roteiros experimentais investigativos, bem como das aulas ministradas na perspectiva da abordagem de Ensino por Investigação, para a manifestação de Habilidades Cognitivas por estudantes de um curso de Licenciatura e Bacharelado em Química. O primeiro roteiro elaborado tinha por intuito construir, juntamente com os estudantes, conceitos relacionados a prática de Preparação de Soluções e Diluição, e o segundo roteiro, desenvolver os conceitos relacionados a Cinética Química. Por meio dos resultados obtidos, constatou-se que as atividades propostas na perspectiva da abordagem de Ensino por Investigação trouxeram contribuições para a construção do conhecimento e habilidades por parte dos alunos. Entretanto, ao analisar as atividades propostas, verificou-se a necessidade de adequações, como uma problemática que esteja melhor relacionada à realidade dos alunos, questões de ordens cognitivas mais elevadas, para que haja uma aprendizagem mais significativa, além do desenvolvimento de diferentes habilidades, como a elaboração de hipóteses, realização de inferências, comparação de dados, pelos estudantes. Portanto, é necessário que o Ensino por Investigação seja compreendido nos cursos de formação como uma importante abordagem didática que contribui para que os estudantes possam participar de maneira ativa das atividades e que dominem os conceitos científicos, mas, também, que sejam cidadãos mais críticos e atuantes no meio no qual estão inseridos e os professores envolvidos sejam capazes de reconhecer as contribuições dessa abordagem de ensino, tanto para a formação científica quanto cidadã.      


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - SIMONE ALVES DE ASSIS MARTORANO - UNIFESP (Membro)
Presidente - RITA DE CASSIA SUART (Membro)
Interno - MARIANNA MEIRELLES JUNQUEIRA (Membro)
Externo ao Programa - JOSEFINA APARECIDA DE SOUZA - DQI/ICN (Suplente)
Externo à Instituição - GILDO GIROTTO JUNIOR - UNICAMP (Suplente)
Notícia cadastrada em: 12/11/2021 12:01
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