Ensino de Biologia em uma perspectiva cidadã: a pesquisa coletiva na formação docente
Formação docente; pesquisa coletiva; Ensino de Biologia
Este trabalho toma a Educação e, mais especificamente, a relação entre formação docente, pesquisa coletiva e Ensino de Biologia como objeto de estudo. Trata-se de uma abordagem de pesquisa qualitativa, que se propõe a investigar a pesquisa coletiva como atividade na disciplina de estágio supervisionado e suas possíveis contribuições para aproximar licenciandos e licenciandas de Ciências Biológicas da realidade escolar – em um cenário educacional impactado pela pandemia de Covid-19 -, buscando possíveis contribuições desta atividade na formação de professores de biologia em uma perspectiva crítica, preocupada com a formação cidadã de seus alunos e alunas como sujeitos capazes de integrar e transformar a sociedade em que estão inseridos. Para tanto, foi observado o processo de pesquisa coletiva realizado por uma turma da disciplina “Estágio Supervisionado III”, do curso de licenciatura em Ciências Biológicas em uma universidade pública do interior de Minas Gerais, no qual o autor desta dissertação participou enquanto docente voluntário. A questão que a turma buscou responder na pesquisa foi a seguinte: “No contexto pandêmico, as aulas têm possibilitado condições para o ensino de biologia, na perspectiva de uma formação cidadã?”. Foram coletados dados de cinquenta e um estudantes e de seis docentes do Ensino Médio através de um questionário aberto, com perguntas que versavam sobre as condições de ensino na pandemia. As principais questões sociais percebidas pela turma na pesquisa através das respostas dos questionários foram tomadas para a elaboração de práticas pedagógicas em que o ensino de biologia estivesse articulado com a prática social. O trabalho assume como referencial teórico a Pedagogia Histórico-Crítica e a Análise de Discurso de perspectiva ontológica marxiana a partir de autores como Pêcheux, Bakhtin e Lukács. As análises que este trabalho se propõe a realizar buscam contribuir com o conhecimento construído acerca da formação de professores de Ciências Biológicas nesta realidade em que a educação escolar passa por profundas mudanças que necessitam ser melhor compreendidas para que se possa construir alternativas formativas que superem os novos e velhos desafios enfrentados pela comunidade docente.