VIDAS SECAS: Uma leitura do cinema para a formação inicial de professores de Biologia
Vidas Secas, educação, formação de professores, cinema e ensino de ciências.
Este trabalho tem como objetivo apresentar as especificidades contidas no filme Vidas Secas de Nélson Pereira dos Santos através da leitura dessa obra pelos professores em formação do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID de Biologia da UFLA). Neste momento a pesquisa qualitativa se caracteriza uma vez que buscamos compreender as relações humanas no processo de formação. Sendo assim o levantamento de dados partiu de seleção de cenas do filme, suas descrições e de considerações especificas contidas na expressão individual dos entrevistados. Para sua representação foram utilizados fotogramas de cenas que expressavam maiores evidencias dentro dos entrevistados sendo essas organizadas em sequências temas do filme. E complementando as especificidades foram coletadas considerações onde os enunciados foram categorizados, interpretados e fundamentados teoricamente, levando em consideração a articulação com a bibliografia de base desta pesquisa. Com isso foi possível constatar a importância do cinema na de formação inicial de professores com todo no seu potencial instigador