A EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL DE MINAS: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS DOCUMENTOS INSTITUCIONAIS E DO PLANO AMBIENTAL E ESTRUTURANTE (PAE)
Educação Ambiental. Sustentabilidade. Universidade. Plano Ambiental e Estruturante.
Educação Ambiental é um conceito complexo, amplamente aceito e bastante discutido e, compreende os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade. A partir disso, considerando as potencialidades das Universidades quanto ao seu papel social e político na sociedade em que atuam, bem como o seu enorme impacto ambiental decorrente das inúmeras atividades que ela realiza, fica clara a importância de questionarmos estas instituições
sobre como elas estão trabalhando para minimizar tais impactos, tanto em nível de gestão, como de formação, já que é delas que sairão os profissionais capazes de transformar este cenário atual. O objetivo geral deste trabalho é compreender como a Educação Ambiental (EA) está inserida na Universidade Federal de Lavras - UFLA a partir de uma análise dos documentos institucionais, em especial, do Plano Ambiental e Estruturante (PAE) e propor diretrizes que possam contribuir para uma possível revisão ou complementação do plano, enfatizando a inserção de um trabalho mais robusto no que tange a EA. A escolha por esta Universidade se deu a partir da experiência como servidora técnico administrativa e da colocação da UFLA no GreenMetric World University Ranking, que
mensura a sustentabilidade das instituições do mundo inteiro e que classifica a UFLA como a instituição de ensino superior mais sustentável da América Latina e a 38ª entre todas as Universidades participantes do GreenMetric. Esta pesquisa apresenta caráter exploratório e classifica-se como qualitativa. A realização de entrevistas, a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental foram as técnicas utilizadas para a coleta dos dados. A análise dos resultados foi realizada por meio da Análise de Conteúdo. No que se refere à Educação Ambiental no contexto da UFLA, a pesquisa identificou diversas ações voltadas à sustentabilidade, sendo a sua maioria atrelada ao Plano
Ambiental e Estruturante. No entanto, no âmbito da EA não existem ações formalizadas institucionalmente, mas a Universidade reconhece a sua responsabilidade e tem consciência da fragilidade da EA, que precisa desenvolver estratégias para ganhar força e espaço na instituição.