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Banca de DEFESA: DEBORA CRISTINA GUERRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DEBORA CRISTINA GUERRA
DATA: 02/12/2022
HORA: 14:30
LOCAL: Remoto - Google meet
TÍTULO:

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL DE MINAS: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS DOCUMENTOS INSTITUCIONAIS E DO PLANO AMBIENTAL E ESTRUTURANTE (PAE)




PALAVRAS-CHAVES:

Educação Ambiental. Sustentabilidade. Universidade. Plano Ambiental e Estruturante.


PÁGINAS: 130
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:

Educação Ambiental é um conceito complexo, amplamente aceito e bastante discutido e, compreende os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade. A partir disso, considerando as potencialidades das Universidades quanto ao seu papel social e político na sociedade em que atuam, bem como o seu enorme impacto ambiental decorrente das inúmeras atividades que ela realiza, fica clara a importância de questionarmos estas instituições
sobre como elas estão trabalhando para minimizar tais impactos, tanto em nível de gestão, como de formação, já que é delas que sairão os profissionais capazes de transformar este cenário atual. O objetivo geral deste trabalho é compreender como a Educação Ambiental (EA) está inserida na Universidade Federal de Lavras - UFLA a partir de uma análise dos documentos institucionais, em especial, do Plano Ambiental e Estruturante (PAE) e propor diretrizes que possam contribuir para uma possível revisão ou complementação do plano, enfatizando a inserção de um trabalho mais robusto no que tange a EA. A escolha por esta Universidade se deu a partir da experiência como servidora técnico administrativa e da colocação da UFLA no GreenMetric World University Ranking, que
mensura a sustentabilidade das instituições do mundo inteiro e que classifica a UFLA como a instituição de ensino superior mais sustentável da América Latina e a 38ª entre todas as Universidades participantes do GreenMetric. Esta pesquisa apresenta caráter exploratório e classifica-se como qualitativa. A realização de entrevistas, a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental foram as técnicas utilizadas para a coleta dos dados. A análise dos resultados foi realizada por meio da Análise de Conteúdo. No que se refere à Educação Ambiental no contexto da UFLA, a pesquisa identificou diversas ações voltadas à sustentabilidade, sendo a sua maioria atrelada ao Plano
Ambiental e Estruturante. No entanto, no âmbito da EA não existem ações formalizadas  institucionalmente, mas a Universidade reconhece a sua responsabilidade e tem consciência da fragilidade da EA, que precisa desenvolver estratégias para ganhar força e espaço na instituição.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - ROSANGELA ALVES TRISTAO BOREM (Membro)
Externo à Instituição - MIRLAINE ROTOLY DE FREITAS - CLL (Suplente)
Interno - MARINA BATTISTETTI FESTOZO (Membro)
Externo ao Programa - LUCAS DEL BIANCO FARIA - DEC/ICN (Suplente)
Externo à Instituição - DIOGENES VALDANHA NETO - UFTM (Membro)
Externo à Instituição - CATARINA TEIXEIRA - UFTM (Membro)
Notícia cadastrada em: 23/11/2022 10:08
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