Imunologia e Vacinologia no ensino básico:
estudo sobre o conhecimento em sistema imunológico e vacinas de estudantes e na percepção de professores da educação básica.
Inmunologia
Ensino Basico
Vacinas
A presente pesquisa tem como objetivo analisar se um minicurso de extensão em formação continuada sobre a temática sistema imunológico e vacinas, a professores da educação básica que atuam no ensino de ciências e biologia, trazem contribuições para a formação e prática docente, e a percepção destes docentes quanto à temática no ensino básico. Objetiva-se, também, analisar a percepção e o conhecimento de discentes do ensino médio sobre a temática, devido esta constar no currículo da educação básica e ao contexto da Covid-19, que no cenário pandêmico atual, se faz necessário. Os cursos de formação continuada têm sua importância não somente como ações de atualização docente, mas também como espaços de diálogo e construção coletiva de práticas pedagógicas, tendo a universidade um papel importante nesse processo, como instituição parceira na promoção destas ações. Planificou-se um minicurso de extensão em formação continuada sobre a temática sistema imunológico, vacinas, e suas vertentes, destinado a professores da educação básica e público em geral. Pretende-se, a coleta de dados referentes à avaliação do minicurso a ser ofertado, assim como a percepção e o conhecimento dos estudantes quanto a temática durante o percurso desta atividade. Para análise dos dados será utilizada como referencial teórico metodológico, a análise de conteúdo de Bardin. A presente pesquisa encontra-se na fase de implementação do minicurso e de elaboração de questionário aos discentes. Espera-se, com a presente pesquisa, que a mesma contribua na educação científica e prática pedagógica sobre a temática no cotidiano escolar, bem como para a (re) construção de estratégias de ensino-aprendizagem sobre os temas.