BURACOS NEGROS E ELETRICIDADE: DESPERTANDO E ANALISANDO A CURIOSIDADE EM ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL 1 DO PROJETO CURUMIM DE NEPOMUCENO
experiência; prática educativa; ciência; educação, buraco negro, eletricidade, ensino fundamental 1.
O projeto Curumim da cidade de Nepomuceno tem muitos educandos e educandas com sonhos e curiosidades assim como eu. Um dia recebemos uma feira de ciências da UFLA na qual estudantes, professoras e professores da Universidade despertaram nos educandos, educandas e professoras tamanha curiosidade pelas experiências maravilhosas ali apresentadas. Esse entusiasmo que a feira trouxe fez com que eu também procurasse me envolver mais no assunto e trazer mais conhecimento para o Curumim. Com isso tive o interesse pelo mestrado em Educação Científica e Ambiental da UFLA para levar e analisar a curiosidade dos educandos e educandas.
Nesta dissertação de mestrado apresenta-se experimentos, perguntas e respostas sobre o buraco negro e eletricidade desenvolvidas com os educandos e educandas do projeto curumim nos anos de 2018 a 2022. Por meio de leituras de diferentes autores sobre direitos humanos, ensino de ciências, dialogação na sala de aula, problematização do cotidiano e educação transformadora analisa-se essas praticas educativas sobre buracos negros e eletricidade. A eletricidade pode ser ensinada no ensino fundamental 1 com muita segurança para despertar a curiosidade pela ciência que há por trás da mesma. O professor ou a professora pode ensinar eletricidade para os educandos e as educandas usando sucata, pois assim se conscientizam do meio ambiente e podem praticar bem sobre o circuito elétrico. Eles e elas conseguem descobrir que com as pilhas podem fazer grandes experimentos e que podem usar matérias que conduzem energia e ao mesmo tempo fazer o isolamento da mesma sem que possam correr risco.
Ser um professor ou uma professora não é ser o dono ou dona da verdade, mas sim estar disposto ou disposta a aprender a cada dia, uma nova lição de vida. Não basta somente aprender, tem que colocar em prática e viajar no mundo da descoberta com os educandos e as educandas. Quando os ou as estudantes são provocadas com um assunto interessante eles e elas querem viajar no conhecimento e fazer pesquisas para sanar suas duvidas assim como no buraco negro, eles e elas tem sede de conhecimento quando são provocados a saber.