Banca de DEFESA: EMERSON LEITE GARCIA

DISCENTE: EMERSON LEITE GARCIA
DATA: 31/05/2023
LOCAL: https://meet.google.com/ttg-xpkt-epy

O desenvolvimento do pensamento teórico em processos de significaçãopara a aprendizagem do conceito de Número Real

Atividade de Ensino. Atividade de Estudos. Nexos conceituais. Número real. Pensamento teórico.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

Esta pesquisa adota uma perspectiva metodológica e pedagógica estruturada nos princípios e fundamentos filosóficos do materialismo histórico dialético – Karl Marx e Pável Kopnin – e orienta-se pelos constructos advindos da teoria histórico-cultural e da teoria do ensino desenvolvimental. Os principais teóricos marxistas que fundamentam o desenvolvimento desta pesquisa são: Levi S. Vigotski, Alexei Leontiev e Vasily Davidov. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, desenvolvida em uma turma do oitavo ano do Ensino Fundamental, de uma escola particular no interior do Estado de Minas Gerais, que teve a seguinte questão orientadora: Que elaborações conceituais estudantes do ensino fundamental produzem a respeito do conceito de número real em situações desencadeadoras de aprendizagem (SDA)? Na busca por uma resposta para esta indagação, estabeleceu-se o objetivo geral: analisar as significações produzidas em SDA do conceito de número real para o desenvolvimento do pensamento teórico. Os objetivos específicos foram: analisar que elementos das situações desencadeadoras de aprendizagem suscitaram a atividade dos sujeitos da pesquisa; analisar se as elaborações conceituais estabelecidas no processo de significação possibilitam um movimento de ascensão ao desenvolvimento do pensamento teórico; compreender o papel da mediação na elaboração conceitual dos estudantes. A análise dos dados ocorreu por meio de dois núcleos de significação: a intervenção pedagógica nas SDA e Nexos Conceituais nas SDA. A partir de trechos das falas dos estudantes que evidenciam a apreensão dos nexos conceituais estruturantes do conceito de número real, foi realizada uma análise intranúcleo e depois uma síntese por meio de uma análise internúcleos. Pelas elaborações expressadas nas falas dos estudantes, foi possível constatar que houve um avanço no sentido de pensar teoricamente o conceito de número real.

Interno - ALEXANDRE BAGDONAS HENRIQUE (Suplente)
Presidente - JOSE ANTONIO ARAUJO ANDRADE (Membro)
Externo ao Programa - LARISSA FIGUEIREDO SALMEN SEIXLACK BULHOES - DED/FAELCH (Membro)
Externo à Instituição - VANESSA DIAS MORETTI - UNIFESP (Membro)