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Banca de DEFESA: JULIANO BATISTA ROMUALDO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JULIANO BATISTA ROMUALDO
DATA: 27/07/2023
HORA: 14:00
LOCAL: via videoconferência: meet.google.com/twp-rvdr-hkq
TÍTULO:

EDUCAÇÃO, O QUARTO OBJETIVO DA AGENDA 2030 COMO ORIENTADOR DE AÇÕES E PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS EM UMA ESCOLA NO MUNICÍPIO DE LAVRAS - MG


PALAVRAS-CHAVES:

Educação; Objetivos do Desenvolvimento Sustentável; Práticas sustentáveis


PÁGINAS: 96
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
RESUMO:

O documento elaborado pelas Organizações das Nações Unidas (ONU), publicado em 2015 -
a Agenda 2030 - apresenta um conjunto de 17 metas a serem alcançadas pelos 193 países,
entre eles o Brasil. São os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. O presente estudo se
refere ao quarto objetivo que trata das metas a serem alcançadas pela Educação. O presente
estudo analisou as legislações educacionais e investigou as ações e práticas pedagógicas
sustentáveis desenvolvidas por docentes da Educação Básica em uma escola pública no
Município de Lavras. O problema de pesquisa baseou-se na investigação sobre as ações e
práticas sustentáveis desenvolvidas por professores da Educação básica do ensino
fundamental em consonância com as metas do quarto objetivo dos ODS, cujo objetivo é o de
contribuir com ações de formação do estudante em cidadão global. A pesquisa foi baseada
em estudo de caso e procurou discutir a correlação entre Desenvolvimento, Educação,
Sustentabilidade e Políticas Públicas com o quarto ODS da Agenda 2030. Este estudo possui
aspectos metodológicos descritivos, documentais e de caráter exploratório. A metodologia
aplicada foi pautada na técnica de Análise do Conteúdo proposta por Bardin, que visa garantir
a exatidão científica no tratamento das informações. Os documentos e material bibliográfico
foram analisados bem como as respostas das entrevistas realizadas com os docentes da
Educação básica. Após a análise os resultados seguiram a forma proposta pela metodologia e
categorizados em tabelas e discussões. Os resultados mostraram relações com alguns pontos
dos documentos educacionais vigentes nas esferas federal, estadual e municipal com o quarto
ODS. Apontou a ausência de políticas públicas educacionais específicas no âmbito municipal
sobre a temática e discute como elaboração das mesmas pode contribuir para ações no
presente e no futuro para o desenvolvimento de uma pedagogia sustentável no currículo das
escolas de Educação básica no Município de Lavras e em outros no Brasil.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANDRÉ FELIPE VALE DA FONSECA - UNICAMP (Suplente)
Interno - ANTONIO FERNANDES NASCIMENTO JUNIOR (Suplente)
Externo à Instituição - ELIANE DE OLIVEIRA - UFAC (Membro)
Presidente - GUSTAVO COSTA DE SOUZA - UFRJ (Membro)
Externo à Instituição - LUCAS LENIN RESENDE DE ASSIS - UNA (Membro)
Externo ao Programa - RAONI PERRUCCI TOLEDO MACHADO - DEF/FCS (Suplente)
Notícia cadastrada em: 18/07/2023 12:48
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