FÍSICA QUÂNTICA NO ENSINO MÉDIO:
Uma experiência na cidade dos ipês e das escolas LAVRAS-MG
Ensino médio
Física quântica
Educação Científica
A Lei n° 14.415/2017 reformou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) Lei 9.394/1996, criando os itinerários formativos que agruparam as disciplinas em cinco grandes áreas. A Resolução CNE/CEB n°3/2018 incluiu a Física Quântica na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, enquanto a Resolução CNE/CP n°4/2018 definiu a BNCC-EM para o ensino médio, estabelecendo que a adequação dos currículos deveria estar concluída até o início do ano letivo de 2020, para completa implantação em 2022.
Considerando o atual estágio de conhecimento científico sobre a Física Quântica em todo o mundo e a evolução das ciências correlatas, vislumbrou-se a necessidade de aferir junto a alunos e professores que participaram de um minicurso sobre Física quântica, se já detinham conhecimento prévio acerca do tema; em que grau de profundidade e extensão se encontrava aquele conhecimento; se havia predisposição em se aprofundarem na disciplina e, por fim, como se apropriariam do conteúdo mínimo geral sobre a Física Quântica .
Foi idealizada uma série de dez palestras e foram reunidos em um minicurso com duração de cinco dias consecutivos, com duas palestras por dia relacionados à Física Quântica. Ao final de cada dia do evento, era permitido que os participantes fizessem perguntas através do chat, sendo intermediado por um organizador.
Concomitantemente, foi liberado o acesso a um questionário com perguntas abertas e fechadas, com o objetivo de analisar os dados para verificar se o participante havia se apropriado do conteúdo ministrado naquele dia do evento, quão extensa foi essa apropriação e propor diretrizes para melhorar o conteúdo.
As perguntas abertas e fechadas serão analisadas quantitativamente e qualitativamente com o objetivo de pesquisar a pertinência e como encaminhar os temas no ensino médio.