André Grützmann
Professor adjunto na Universidade Federal de Lavras (UFLA), no Departamento de Ciência da Computação. Possui graduação em Ciências da Computação e mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Doutorado em Administração pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Como professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Administração (Mestrado e doutorado acadêmicos) e no Programa de Pós-Graduação em Administração Pública (Mestrado profissional) da UFLA, orienta dissertações e teses nas áreas de interesse de sua pesquisa: ecossistemas de Inovação, inovação responsável, inovação disruptiva, inovação aberta, aplicados em organizações públicas e privadas. Desde 2018 é líder do Grupo de Pesquisas em Redes, Estratégia e Inovação (GEREI) e do Laboratório de Governança, Tecnologia e Inovação (LabGTI). Tem mais de 20 anos de experiência profissional em docência no ensino superior em cursos de Administração, Ciência da Computação e Sistemas de Informação, entre outros, tendo exercido cargo de coordenação de curso, orientado dezenas de trabalhos de conclusão de curso e especialização, além de dissertações e teses. Na iniciativa privada, colaborou como consultor e analista de negócios em projetos de desenvolvimento para web, inclusive como sócio-proprietário de empresa neste segmento. Também participou na Governança do Arranjo Produtivo Local das Empresas de Base Tecnológica do Oeste Catarinense (DEATEC). É um dos líderes do Tema 5 - Ecossistemas de Inovação e Empreendedorismo da divisão acadêmica Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo da ANPAD.
Daniela Meirelles Andrade
Professora adjunta do Departamento de Administração e Economia (DAE) da Universidade Federal de Lavras - UFLA (2014). Possui graduação, mestrado e doutorado em Administração pela UFLA (2012). Coordena projetos de pesquisa e extensão voltados para o empreendedorismo e ações empreendedoras na educação. Leciona na graduação em administração pública, no mestrado profissional em administração pública (PPGAP) e no mestrado e doutorado em Administração (PPGA). É coordenadora do núcleo de estudo em Inovação, Empreendedorismo e Setor Público (NIESP). Foi coordenadora adjunta do PPGAP/DAE/UFLA . Foi Diretora Executiva da FUNDECC entre os anos 2022 e 2024. Foi diretora administrativa do Hospital Vaz Monteiro (2004-2007). Foi gerente administrativa da rede de supermercados REX (2008). Atuou como Secretária Municipal de Planejamento e Gestão da cidade de Lavras (2012).
Dany Flávio Tonelli
Dany Flávio Tonelli possui mestrado (2004-2005) e doutorado (2008-2011) em Administração com ênfase em Organizações, Mudanças e Estratégia pelo PPGA/UFLA. Realizou estágio pós doutoral atuando como Visiting Scholar na Universidade do Texas em Austin no Innovation Creative Capital Institute - IC2, com bolsa do CNPq (2022-2023). Atua desde jun/2024 como Pró-Reitor de Gestão de Pessoas da UFLA. É professor associado do Departamento de Administração Pública (DAP/UFLA). Exerceu a função de diretor pro tempore na Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas da UFLA (2020-2022). Participou como professor visitante em programa do Research Institute of the University of Bucharest - Romania (jan-fev 2019). Atuou como pró-reitor adjunto na Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEC - 2016-2020) e como responsável pela Coordenadoria de Desenvolvimento Tecnológico e Social (CODETS-PROEC - 2015-2020). Entre 2009 e 2011 foi professor do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal de Alfenas - Campus Varginha. Está vinculado aos programas de pós graduação em Administração e Administração Pública (PPGA e PPGAP -UFLA). Atua no ensino e em projetos financiados por órgãos de fomento desde 2012. É líder do grupo do grupo de pesquisa e vice coordenador do NIESP - Núcleo de Estudos em Inovação, Empreendedorismo e Setor Público.Tem desenvolvido projetos de pesquisa e extensão em temas como (i) Inovação Colaborativa no Setor Público, (ii) Empreendedorismo de Base Tecnológica, (iii) Governança Colaborativa; (iv) Tecnologias de Gestão Pública e (v) demais temas de ciência, tecnologia, inovação e sociedade.
Déborah Mara Siade Barbosa
Doutora em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestre em Administração pela Universidade Federal de Lavras, MBA em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - SP. Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora adjunta do Departamento de Administração Pública, na Universidade Federal de Lavas.
Denis Renato de Oliveira
Doutor em Administração de Organizações pela Universidade de São Paulo - FEA-RP/USP (2014) e Professor Associado (Nível II) da Universidade Federal de Lavras - UFLA. Em sua trajetória acadêmica, foi coordenador dos cursos de graduação em Administração Pública presencial (2013 à 2017) e à distância (2019 à 2021), representante do Conselho Universitário (2014 à 2015) e do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (2016 à 2017), coordenador Institucional do Programa ANDIFES de Mobilidade Estudantil - PAME/UFLA (2014 à 2022), chefe do Departamento de Administração Pública (2020 à 2022) e coordenador da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica - INBATEC (2022 à 2024). No Campo de Públicas participou da Reunião do Conselho Nacional de educação para Reconhecimento das DCNs próprias para os cursos de Administração Pública (2013), integrou a Comissão Assessora de Avaliação do INEP/DAES responsável pela elaboração da Prova ENADE e do Ciclo Avaliativo do SINAES (2015 à 2017) e coordenou o Encontro Nacional dos Estudantes do Campo de Públicas - ENECAP (2018). É pesquisador colaborador do Grupo de Gestão e Políticas Públicas Contemporâneas (GPUBLIC), do Núcleo de Inovação, Empreendedorismo e Setor Público (NIESP) e do Grupo de Estudos em Redes, Estratégia e Inovação (GEREI) e tem desenvolvido pesquisas sobre os temas de Estratégia, Planejamento Público, Capacidades Estatais e Redes. Foi líder do Tema 8 (Gestão de Organizações Públicas), divisão de Administração Pública da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração - EnANPAD (2018 à 2021).
Érica Suélen do Nascimento
Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de São João Del-Rei (2009). Possui especialização em Planejamento Orçamentário e Financeiro do SUS Municipal pela PUC Minas (2013) e especialização em Gestão Pública Municipal pela Universidade Federal de Viçosa. Trabalhou como contadora na empresa Melt Metais S/A (2008-2011), também atuou como contadora na Secretaria Municipal de Saúde no município de Barbacena/ MG (2012-2016). Atuou como professora substituta no Departamento de Administração e Contabilidade da Universidade Federal de São João del Rei (2016-2018) e como tutora bolsista NEAD da Universidade Federal de São João Del-Rei (2017-2018). Doutora em Administração pela Universidade Federal de Lavras. Possui interesse em pesquisas relacionas a contabilidade, contabilidade pública, politicas públicas com ênfase em saúde pública e análise de desempenho de politicas públicas.
Gabriel Vieira Mandarino
Possui graduação em Economia pela Universidade Estadual de Londrina (2008) e mestrado em Economia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2012). É doutor pelo Instituto de Economia da Unicamp, sob orientação do professor doutor Antonio Carlos Macedo e Silva e coorientação do doutor Claudio Hamilton Matos dos Santos (IPEA). No doutorado sanduíche, foi orientado pelo professor doutor Marc Lavoie. Foi membro do Centro de Estudos de Conjuntura e Política Econômica do IE/Unicamp e um dos doutorandos responsáveis pelas apresentações da área de atividade econômica, emprego, renda e política social. Trabalha nas áreas de Finanças Públicas - com foco nas finanças de entes subnacionais - e de Macroeconomia, com interesse em modelos de crescimento econômico na abordagem stock-flow consistent (SFC), investimento no Brasil, e trabalhos sobre financiamento e estimações com matrizes insumo-produto. Foi docente do curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) e em faculdades do grupo UNIESP, e Assessor Superior I na Prefeitura Municipal de Campinas, trabalhando no gabinete do Secretário de Finanças. Atualmente é Professor Adjunto A no Departamento de Administração Pública da Universidade Federal de Lavras (UFLA), pesquisador na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Pesquisador Visitante Convidado no Instituto de Economia da Unicamp.
Janderson Martins Vaz
Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de São João Del-Rei UFSJ (2010). MBA em Controladoria e Finanças pela UFSJ (2012). Mestre em Administração pela Universidade Federal de Lavras UFLA (2014). Doutor em Administração pela Universidade Federal de Lavras (2018). Atua como professor na Universidade Federal de Lavras (UFLA) na área de Finanças do Setor Público.
Renato Silverio Campos
Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Lavras (2006), Mestrado em Economia (área: Economia Aplicada) pela Universidade de São Paulo (FEARP/USP) e doutorado em Economia (área: Teoria Econômica) na UFMG (Cedeplar). Atua nas áreas de Macroeconomia, Econometria e Economia do Setor Público. Atualmente é professor efetivo do Departamento de Administração Pública da Universidade Federal de Lavras.
Tomás Dias Sant'Ana
Superintendente de Gestão e Planejamento - SGP/PROPLAG e Professor Associado da Universidade Federal de Lavras - UFLA. Doutor em Administração pela Universidade de Brasília - UnB. Foi Secretário de Educação Profissional e Tecnológica - SETEC/MEC, Secretário Adjunto da Secretaria de Educação Superior - SESU/MEC, Diretor de Desenvolvimento da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica - DDR na Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica - SETEC/MEC e Coordenador-Geral de Expansão e Gestão das Instituições Federais de Ensino na Secretaria de Educação Superior - SESU/MEC, ambos no Ministério da Educação - MEC (entre 2019 e 2022). Foi Professor (entre 2009 e 2020) e Pró-Reitor de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Institucional (entre 2010 e 2018) da Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG e atuou também como Coordenador Nacional do Fórum de Pró-Reitores de Planejamento e Administração das Instituições Federais de Ensino Superior - FORPLAD - IFES (entre 2013 e 2017). Possui graduação em Processamento de Dados pela Universidade José do Rosário Vellano - UNIFENAS (1997), graduação em Ciência da Computação pela Universidade José do Rosário Vellano - UNIFENAS (1998) e mestrado em Ciência da Computação (São Carlos - SP) pela Universidade de São Paulo - USP (2001). Foi Gestor de Educação a Distância e Professor do Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS-MG (entre 2002 e 2009). Foi Professor universitário em instituições privadas do Sul e Sudoeste de Minas Gerais (entre 2001 e 2006). Foi Analista de Sistemas e Programador em empresas do Sul de Minas Gerais (entre 1998 e 2007).
Eloisa Helena de Souza Cabral
Doutora em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e especialista em Gestão Cultural. Professora permanente/colaboradora do Mestrado Profissional em Administração Pública da Universidade Federal de Lavras. Professora convidada/colaboradora do Mestrado Profissional em Administração Pública da Universidade Federal dos Vales de Jequitinhonha e Mucuri. Professora do Centro de Estudos de Pessoal do Departamento de Educação do Exército Brasileiro. Desenvolve estudos e atividades na área do fomento à integração institucional da Universidade, Industria e Defesa Nacional. Tem artigos e livro publicados na área da gestão de organizações do Terceiro setor, gestão social, metodologias de avaliação de valores pessoais e organizacionais e investiga o vínculo dos valores com os processos de escolha social e controle social. Realiza atividades de pesquisa nas áreas de: avaliação de impacto, econômica e ambiental, sociologia da cultura, sociologia econômica, responsabilidade social, desenvolvimento, sustentabilidade, gestão cultural, terceiro setor e gestão social.
José de Arimatéia Dias Valadão
Professor adjunto da Universidade Federal de Lavras (UFLA), no Departamento de Administração Pública (DAP) atuando principalmente no Bacharelado em Administração Pública, Bacharelado em Administração Pública EaD e Especializações em Administração Pública e Administração Pública Municipal. Atua também como coordenador e professor do Programa de Pós-Graduação em Administração Pública (PPGAP) e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA). Graduado em Matemática pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Especialista em Pedagogia da Alternância pela União Nacional das Escolas Família Agrícola do Brasil (UNEFAB). Especialista em Educação Matemática pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Mestre em Administração pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e doutor em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Tem experiência profissional nas áreas de Desenvolvimento sustentável e governança e desenvolvimento local, além de desenvolver estudos sobre tecnologias sociais, gestão integrada de território e pós-desenvolvimento.
José Roberto Pereira
Pós-Doutor em Ciências Sociais pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (2017-2018). Doutor em Sociologia, Universidade de Brasília (2000). Bolsista Produtividade em Pesquisa (PQ), CNPq. Orientador no Mestrado Profissional em Administração Pública, no mestrado e Doutorado acadêmico em Administração da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Professor Titular em Administração Pública e Gestão Social da Universidade Federal de Lavras. Tem coordenado projetos de pesquisas e orientações nas áreas de democracia participativa e deliberativa, administração pública e gestão social. Membro da Diretoria Colegiada do Instituto de Gestão Social (IGS). Membro participante da Rede Latino-Americana de Gestão Social (RELAGS). Membro da Rede de Pesquisadores em Gestão Social (RGS). Membro de corpo editorial de periódicos nacionais. Livros publicados: Gestão Pública Municipal; Diagnóstico Participativo: o método DRPE (Diagnóstico Rápido Participativo Emancipador); Gestão Social de Cooperativas. Atualmente desenvolve pesquisas sobre Gestão Social de Recursos de Uso Comuns e de Ações Políticas.
Letícia Garcia Ribeiro Dyniewicz
Professora Adjunta da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Doutora em Direito pela PUC-Rio com estágio sanduíche em Birkbeck, University of London . Mestre em Direito pela UFSC. Coordena o Núcleo de Estudos em Democracia e Constitucionalismo (NEDEC) . Atua nas áreas de Teoria Constitucional e Filosofia do Direito.
Luiza Amalia Soares Franklin
Atualmente é Professora Adjunta I do Departamento de Administração Pública (FCSA/DAP) da Universidade Federal de Lavras (UFLA). É Doutora e Mestre em Administração (com ênfase em Administração Pública), Secretária Executiva Trilíngue formada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), e Bacharel em Administração pela Faculdade Unyleya. Entre novembro de 2022 e agosto de 2023, realizou estágio doutoral na Paul H. O'Neill School of Public and Environmental Affairs, na Indiana University, Estados Unidos. É Editora-Chefe da SCRIBES - Brazilian Journal of Management and Secretarial Studies, e faz parte do Núcleo de Estudos em Administração Pública, Governo e Sociedade (NAPGS) e do Núcleo Interdisciplinar de Estudos em Secretariado Executivo (NIEX). Seus tópicos de interesse em pesquisa são: estudos secretariais; gestão pública; mobilidade social intergeracional; capacidades estatais; políticas públicas; e responsividade.
Marcos de Oliveira Garcias
Doutor e Mestre em Economia Aplicada pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (ESALQ-USP). Atualmente é professor do Departamento de Administração Pública (FCSA/DAP) da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Atua em pesquisas relacionadas ao agronegócio e avaliação de impacto de políticas públicas.
Patrícia Aparecida Ferreira
Possui graduação (2005), mestrado (2007) e doutorado (2011) em Administração pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Atualmente é professora do Departamento de Administração e Economia da UFLA.
Mariana Barbosa de Souza
Realizou Estágio Pós-Doutoral no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Ponta Grossa-UEPG (2019-2020), com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-CAPES/PNPD. Doutora em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul, com bolsa da CAPES (2019). Bolsista do Emerging Leaders of Americas Program (ELAP), na UQAR-Universidade do Québec em Rimouski/Canadá, sob orientação do Prof. Dr. Yann Fournis (Fev./2017-ago./2017). Mestra em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul, com bolsa CAPES (2013). Mestra em História pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2022). Licenciada em História (2020) e em Geografia (2021) pela Universidade Pitágoras Unopar e graduada em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2010). Advogada-OAB/RS 98.797. Atualmente é Professora Visitante no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Campus Farroupilha e Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Administração Pública da UFLA/Mestrado Profissional. Pesquisadora membra do Grupo de Pesquisa em Estudos Urbanos e Regionais (GEPEUR)-CNPq (UFRGS/UNISC); do Laboratório de Estudos de Gênero, Diversidade, Infância e Subjetividade (LAGEDIS)-CNPq (UEPG); e do Grupo de Pesquisa Territórios Interioranos, Paisagem e Povos na América Latina (TIPPA)-CNPq (UNILA). Possui experiência como pesquisadora nas áreas de Direito, Educação, Desenvolvimento Regional e Planejamento Urbano e Regional atuando principalmente nos seguintes temas de pesquisa: desenvolvimento regional, desenvolvimento urbano, urbanização em cidades pequenas, Direitos Humanos e questões de gênero e sexualidades.
Renata Pedretti Morais Lima
Professora Adjunta da Universidade Federal de Lavras. Leciona disciplinas nas áreas de Economia, Administração e Administração Pública. Possui graduação em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, pós-graduação em Gestão Estratégica pela UFMG, mestrado em Administração pela Universidade Federal de Lavras e doutorado em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atuou na Faculdade Presbiteriana Gammon como professora de Economia e Administração e como coordenadora do curso de Administração. No Sebrae-MG atuou como economista nas áreas de Pesquisa, Planejamento e Desenvolvimento.
Robson Rocha de Souza Júnior
Professor adjunto do Departamento de Administração Pública da Universidade Federal de Lavras (DAP-UFLA) e coordenador do curso de Adminsitração Pública da UFLA. Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2017 - 2022), Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2012 - 2014) e Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2006 - 2011). Durante a graduação participou do programa de intercâmbio da Universidade Federal de Juiz de Fora em parceria com a Universität Passau (Alemanha), no curso Bachelor Sprache und Text (2009 - 2010). A Tese defendida no Programa de Pós-Graudação em Sociologia da UFRGS (PPGS-UFRGS), intitulada "Governança Inovativa: a relação Estado-empresa na implementação do Prosoft pelo BNDES", foi selecionada para concorrer ao Prêmio ANPOCS de melhor Tese do ano de 2022 na área de Ciências Sociais. Foi Professor Contratado do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET/MG) em Leopoldina (2013 - 2015) e Professor Adjunto do Departamento de Ciências Humanas da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Unidade Barbacena (2018-2023). Atualmente, realiza pesquisa de fenômenos econômicos a partir de perspectiva sociológica (Sociologia Econômica), sobretudo os Estudos de Inovação, a relação Estado-empresas e o processo de digitalização da economia brasileira, esforços de pesquisas que são realizadas em colaboração com o Grupo de Estudos da Inovação (GEI), vinculado ao ao PPGS-UFRGS.