O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química e de Materiais da Universidade Federal de Lavras (PPGQM/UFLA) torna público o Processo Seletivo para Formação de Cadastro de Reserva para o Curso de Mestrado.
O cadastro de reserva tem como objetivo classificar candidatos que poderão ser convocados para matrícula em caso de vagas remanescentes dos processos seletivos regulares do Programa, respeitando a ordem de classificação.
As inscrições serão realizadas em fluxo contínuo, até a data-limite definida pelo Programa, para cada período letivo.
Todas as etapas do processo seletivo ocorrerão em formato on-line.
Requisitos
- Graduados em: Engenharia Química, Engenharia de Materiais, Engenharia Civil, Engenharia Ambiental, Química, Física, Arquitetura, Engenharia Mecânica, Engenharia de produção, ou profissionais de áreas correlatas.
- Proficiência em Português (se estrangeiro e se essa não for a língua oficial do país de origem).
Documentação para inscrição
- Diploma de graduação, atestado de provável formando ou documento equivalente;
- Histórico escolar da graduação;
- Cópia da identidade e CPF, ou passaporte (se candidato estrangeiro);
- Comprovante de proficiência em Português (se estrangeiro e se essa não for a língua oficial do país de origem);
- Currículo lattes;
- Comprovações do Currículo lattes, conforme tabela no site do programa;
- Projeto de pesquisa, conforme modelo disponível no site do Programa.
Etapas da seleção
- Etapa 1 - Análise de projeto (30%) - Eliminatório. Nota mínima de 60%.
- Etapa 2 - Arguição projeto (30% ) - Eliminatório. Nota mínima de 60%.
- Etapa 3 - Currículo (40%) - Classificatório.
Formulário de inscrição: docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScWIBGz2VgYldq_hvLN7SoqPUIXsSBKy7qykYENKKtDyn0LDw/viewform
Regulamentação: RESOLUÇÃO PRPG Nº 05, DE 02 DE MARÇO DE 2026.