DED/FAELCH

DEPARTAMENTO DE EDUCACAO/FAELCH

UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS - REITORIA

Projetos de Pesquisa


: Visualizar Detalhes do Projeto de Pesquisa
ADRIANA PRYSCILLA DUARTE DE MELO
2016, PESQUISA DOCUMENTAL PARA IMPLEMENTAÇÃO DA UNIDADE DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA UFLA
ALINE CRISTINA DE LIMA DANTAS
2019, Ações formadoras na educação de jovens e adultos: sujeitos, políticas e práticas
ANA PAULA COELHO SILVA
2016, Pesquisa sobre a organização curricular das instituições de educação infantil pertencentes ao Sistema Federal de Ensino
ANGELO CONSTANCIO RODRIGUES
2019, A MEMÓRIA INSTITUCIONAL DA UFLA - A CONTRIBUIÇÃO DA DIRETORIA DE REGISTRO E CONTROLE ACADÊMICO/DRCA
2016, Estudo de procedimentos de catalogação de documentos fotográficos – acervo digital e papel – como elemento de preservação da memória institucional da Universidade Federal de Lavras/UFLA
2015, "Desmecanização do Ensino"
APOLLIANE XAVIER MOREIRA DOS SANTOS
2017, BIBLIOTECA INFANTIL: UM ESPAÇO LÚDICO E EDUCATIVO PARA CRIANÇAS, PROFESSORES E COMUNIDADE ESCOLAR
CARLOS BETLINSKI
2018, Pedagogia da imagem em Jean-Luc Godard
2017, Pedagogia da imagem em Jean-Luc Godard
2016, HORIZONTES DO SABER: PRATICAS DE LEITURA, ESCRITA E EDUCAÇÃO PARA A SAUDE
CAROLINA FARIA ALVARENGA
2021, Políticas de Educação Infantil nos municípios integrantes do Fórum Sul Mineiro de Educação Infantil: realidades e perspectivas
2020, Cidadania e igualdade de gênero na educação pré-escolar: estratégias e desafios na construção de uma política pública educacional portuguesa
2012, Formação para a docência: desafios de ser estudante em um curso de Pedagogia a distância
CATARINA DALLAPICULA
2016, Redes produtivas de fracasso escolar no Ensino Médio: um estudo de caso
2016, Discursos acadêmicos e cotidianos acerca do uso de coletores menstruais
2016, Quando o julgamento é sobre a mulher: uma análise dos discursos presentes em decisões judiciais sobre estupro.
2015, O Nome Social nas IFES: suas implicações enquanto possibilidades de vida
CELSO VALLIN
2017, Relações entre a música sertaneja de ontem e de hoje e a identidade camponesa.
2016, USO DE FILMES NO ENSINO DE BIOLOGIA
2015, Apoio à Educação do Campo em áreas de Reforma Agrária
2013, GESTÃO PEDAGÓGICA E QUALIFICAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NO ENSINO MÉDIO
CLAUDIA MARIA RIBEIRO
2012, Química para crianças no CEDET: as possibilidades de experimentos com materais reaproveitáveis
2009, Aspectos da implementação do programa de iniciação científica júnior na UFLA
CLAUDIO LUCIO MENDES
2018, Os estilos de aprendizagem e as tecnologias digitais
2018, Hefesto: educação, tecnologia e inovação
DALVA DE SOUZA LOBO
2019, LITERATURA, LINGUAGEM, TRADUÇÃO INTERSEMIÓTICA E FORMAÇÃO DOCENTE (INTERSIGNOS)
2018, Ensino e aprendizagem de literatura em diálogo com meio digital
2018, PROCESSOS DE LEITURA E ESCRITA CRIATIVA: INTERFACES E MÚLTIPLOS OLHARES.
2017, O LÚDICO NA FORMAÇÃO DOCENTE A PARTIR DO JOGO TEATRAL DE BERTOLD BRECHT
2017, A LINGUAGEM COMO PROCESSO: PERCURSOS ENTRE O VERBAL E O NÃO VERBAL (RE)CONFIGURANDO O LEITOR, A LEITURA E A ESCRITA.
2016, POESIA NA ESCOLA NÃO É PROSA
2016, ENSINO E APRENDIZAGEM COMO PRÁTICA POÉTICA E LINGUAGEM EXPANDIDA.
2015, ALGUMAS ESTRATÉGIAS E FERRAMENTAS EM AMBIENTE DIGITAL APLICADAS À DIDÁTICA DO ENSINO DE LITERATURA
ELAINE DAS GRACAS FRADE
2018, Trilha das Lagoas no Campus da Universidade Federal de Lavras: gestão e educação ambiental
2018, A INCLUSÃO DE CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS PARA O ENSINO APRENDIZAGEM
2016, PIBID INTERDISCIPLINAR E SUAS INTERLOCUÇÕES COM OS CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
ELISANGELA BRUM CARDOSO XAVIER
2017, O papel social das Creches Universitárias e suas relações com a pesquisa e a extensão
ELLEN GONZAGA LIMA SOUZA
2017, Culturas Infantis e Pedagogias Descolonizadoras com aportes em africanidades para à Educação Infantil
2016, Diversidades e diferenças nas pesquisas sobre crianças no Brasil
2016, Percepções de infâncias na América Latina
ERICA ALVES BARBOSA
2017, Estado da Arte da Educação de Surdos - 2012-2017
FERNANDA BARBOSA FERRARI
2017, Metodologias Ativas em Educação Matemática
2014, O Uso da Robótica no Ensino da Matemática
2011, e-Community: Modelo para Construção de um Ambiente de Aprendizagem Colaborativa
FRANCINE DE PAULO MARTINS LIMA
2016, A inserção à docência de egressos de Programas institucionais de iniciação à docência
2016, Música na Escola: pressupostos teóricos e possibilidades de fazer docente e discente
GASPERIM RAMALHO DE SOUZA
2016, POR UMA PRETAGOGIA NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA E INGLESA: UMA ANÁLISE DA (NÃO) APLICAÇÃO DA LEI 10639/03
2016, POR UMA PRETAGOGIA NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA E INGLESA: UMA ANÁLISE DA (NÃO) APLICAÇÃO DA LEI 10639/03
GIOVANNA RODRIGUES CABRAL
2021, FORMAÇÃO DOCENTE E FLEXIBILIZAÇÃO DO ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM ESTUDO DOS REFLEXOS E IMPACTOS DA INSERÇÃO DE RECURSOS DIGITAIS E DAS METODOLOGIAS ATIVAS EM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
2016, Formação docente: um estudo sobre a inserção do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC em municípios do sul de Minas Gerais
ILA MARIA SILVA DE SOUZA
2010, Necessidades de Formação Continuada Docente
2010, O Lúdico nos Currículos da Educação Infantil
ILSA DO CARMO VIEIRA GOULART
2018, PROJETO INSTITUCIONAL “LAVRAS Lʔ: UM ESTUDO DAS AÇÕES E RESULTADOS DOS PROJETOS DE LEITURA DESENVOLVIDOS NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE LAVRAS, MG (2017-2018)
2018, BIBLIOTECAS ESCOLARES: ESTAÇÃO DO CONHECIMENTO E ESPAÇO MEDIADOR DA LEITURA
2018, Fotografia como narrativa visual em um livro-imagem para crianças
2018, EXPERIÊNCIAS DE LEITURA E MARCAS DE AFETIVIDADE NAS NARRATIVAS DE CRIANÇAS DE 4 A 5 ANOS
2018, DO PAPEL À TELA: UM ESTUDO SOBRE AS NARRATIVAS DIGITAIS E A LITERATURA INFANTIL DIGITAL COMO PRÁTICAS INOVADORAS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES
2016, FORMAÇÃO DOCENTE, CRIAÇÃO DE IMAGINÁRIA E PRÁTICAS INOVADORAS: UM ESTUDO SOBRE OS SENTIDOS SOCIAIS DA ARTE
2015, ENTRE A FALA E A COMPREENSÃO: UM ESTUDO SOBRE A LINGUAGEM INFANTIL COMO UM PROCESSO DE INTERAÇÃO VERBAL
2015, O TEXTO NA ALFABETIZAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE AS PRÁTICAS ESCOLARES DE LEITURA
2015, A INFÂNCIA NO CATA-VENTO DAS DISCUSSÕES DO FÓRUM SUL MINEIRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL
JOSIANE MARQUES DA COSTA
2016, Surdos bilíngues de português: análise e produção de atividades didáticas para o ensino de metáforas multimodais
JOSUE HUMBERTO BARBOSA
2016, História cultural, educacional e ambiental da região do rio Grande: a cultura material e imaterial no Sul de Minas Gerais, entre os séculos XVII e XX.
LARISSA FIGUEIREDO SALMEN SEIXLACK BULHOES
2017, Contribuições da concepção interfuncional de psiquismo para a construção de processos educativos emancipadores
LUCIANA AZEVEDO RODRIGUES
2015, O cinema como uma experiência inovadora da formação cultural docente II.
2011, A exploração da concentração e o recrudescimento do medo de ser humilhado no processo de formação de professores.
LUCIANA SOARES DA SILVA
2019, Discursos, representações sociais e educação
2015, Discurso e relações étnico-raciais na escola
MARCIO MAGALHAES DA SILVA
2021, Fundamentos teóricos da educação especial no Brasil
2019, Desenvolvimento afetivo e formação de valores na educação escolar
MARCIO NORBERTO FARIAS
2009, Novas Tecnologias e Desatenção no Processo de Formação Docente
MARIA DA GLORIA BASTOS DE FREITAS MESQUITA
2015, Análise pedagógica dos cursos e atividades didáticas da Policia Militar, no município de Lavras-MG
2014, Patrulha Escolar: atividades de pesquisa e extensão nas escolas de Ensino Fundamental II, no município de Lavras-MG.
2013, Transitolândia (PMMG) e Núcleo de Acessibilidade (UFLA): pesquisa sobre o processo de inovação em educação para o Trânsito, Acessibilidade e Prontosocorrismo de forma interdisciplinar.
2011, INVESTIGAÇÃO DAS RELAÇÕES ENTRE CONCEPÇÕES E AÇÕES DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO PROCESSO EDUCACIONAL EM SITUAÇÃO DE FORMAÇÃO CONTINUADA
2009, Concepções no processo ensino-aprendizagem: uma pesquisa-ação estabelecendo a Educação Matemática na sociedade como campo profissional e científico
2009, Educação Matematica
PATRICIA VASCONCELOS ALMEIDA
2010, Delineação do perfil do aluno da disciplina de Inglês Instrumental I e suas estratégias de aprendizagem
PAULO HENRIQUE ARCAS
2020, Avaliação em larga escala, institucional e da aprendizagem: articulações necessárias para a gestão de sistemas de ensino e escolas e para a formação dos profissionais da educação
2019, Metodologias ativas e a construção de estratégias de ensino para a disciplina de Farmacologia do curso de Veterinária.
REGILSON MACIEL BORGES
2019, USOS DOS RESULTADOS DO SIMAVE PELAS DIFERENTES INSTÂNCIAS DAS REDES DE ENSINO DA MICRORREGIÃO DE LAVRAS
RONEI XIMENES MARTINS
2019, Educação mediada por tecnologias digitais de informação e comunicação
2018, Evasão e permanência: análise de elementos preditivos em cursos de pós-graduação a distância em uma universidade federal de Minas Gerais
2016, Desenvolvimento e validação de um jogo educacional para o ensino da tabela periódica
2012, Relação entre habilidades com tecnologias e desempenho escolar em cursos de Licenciatura a Distância
2012, Diagnóstico do uso educacional das tecnologias oferecidas pelo Proinfo em escolas municipais
2010, Avaliação do uso de ambientes virtuais de aprendizagem na graduação presencial
2010, Ciberbullyng na percepção de estudantes do ensino médio.
2010, Efeito do perfil do estudante no desenvolvimento acadêmico em cursos online.
RUBENS LACERDA DE SA
2016, Programa(s) de Internacionalização do Ensino Superior: Acolhimento a Imigrantes, Multilinguismo e (Inter)culturalidade Crítica
TUFI NEDER NETO
2010, Desenvolvimento da aprendizagem auto-regulada em alunos dos cursos de Inglês Instrumental
VANDERLEI BARBOSA
2020, ECOPEDAGOGIA – POR UMA EDUCAÇÃO DO CUIDADO EM LEONARDO BOFF
2018, Movimento, Sabedoria, Ideias e Comunhão - MOSAICO
 
93 Projeto(s) encontrado(s)

SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver1.srv1inst1 v4.0.295.28.4 28/10/2021 08:19