adelia aziz alexandre pozza

DCS - DEPARTAMENTO DE CIENCIA DO SOLO/ESAL

Perfil Pessoal

Descrição pessoal
não informada
Formação acadêmica/profissional (Onde obteve os títulos, atuação profissional, etc.)
Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Viçosa (1995), Mestrado em Fitotecnia/Solos e Nutrição de Plantas pela Universidade Federal de Viçosa (1998), em que trabalhou com "Nutrição e doenças do cafeeiro em solução nutritiva" sob orientação da Professora Hermínia Emília Prieto Martinez. Doutora em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade Federal de Lavras (2004) com Nutrição e Doenças do Cafeeiro em Viveiro e Campo, sob orientação da Professora Janice Guedes de Carvalho. Em 2005 foi bolsista Recém-Doutora pela FAPEMIG com projeto "Retenção de íons em gibbisita em solos oxídicos" na Universidade Federal de Lavras, terminando em 2006 quando iniciou o Pós-Doutorado Júnior no CNPq com o levantamento de solos no Quadrilátero Ferrífero. Em 2008/09 iniciou-se no Programa Nacional de Pós-Doutoramento - PNPD/CNPq em parceria com a Empresa Aracruz Celulose, todos sob a orientação do Professor Nilton Curi. Dessa forma, a pesquisadora adquiriu experiência na área de Agronomia, com ênfase em Solos e Nutrição de Plantas, atuando principalmente nas seguintes subáreas: Nutrição e doenças de plantas; Mineralogia, Gênese e Classificação de Solos; Pedologia; Química e Fertilidade de solos oxídicos. Em dezembro de 2009, foi aprovada em Concurso Público e nomeada para a carreira de Professora da Universidade Federal de Viçosa (UFV) - Campus de Florestal na área de Solos. Na UFV, participou e coordenou as disciplinas: Elementos de ciência do solo, Nutrição mineral de plantas e cultivo hidropônico, Gênese do solo, Propriedades e classificação de solos, para os cursos Técnicos em Agropecuária e Superiores em Agronomia e Gestão Ambiental. Lidera e é pesquisadora do Grupo de Pesquisa - "Agroambiental" no CNPq. Foi Coordenadora do Curso de Agronomia e do Curso Técnico em Agropecuária em 2010/2011. Participou do projeto CT-INFRA, da FINEP para criação da Pós-Graduação em Produção Vegetal aprovado com R$ 1.077.000,00, buscando garantir o desenvolvimento de pesquisas nesse programa no Campus. Desde sua entrada em exercício, apresentou propostas para editais de fomento científico visando financiamento das pesquisas iniciadas na UFV e a inclusão de estudantes em programas de iniciação científica, obtendo bolsas pelo programa PIBITI /CNPq. Foi bolsista de produtividade em pesquisa pela FUNARPEX - UFV. Em fevereiro de 2014 foi redistribuída para o Depto de Ciência do Solo na Universidade Federal de Lavras, onde ministra aulas de Pedologia.
Áreas de Interesse (áreas de interesse de ensino e pesquisa)
Nutrição mineral e doenças de plantas; Mineralogia, Gênese e Classificação de Solos; Pedologia; Química e Fertilidade de solos oxídicos.
Currículo Lattes:
http://lattes.cnpq.br/4909242891421391

Formação Acadêmica

Formação acadêmica não cadastrada

Contatos

Endereço profissional
Campus da UFLA, DCS, C.P. 3037, CEP 37200-000, Lavras MG
Sala
não informado
Telefone
não informado
Endereço eletrônico
adelia.pozza@ufla.br

SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver3.ufla.br.srv3inst1 v4.0.295.28.7 08/12/2021 17:01