marcelo sevaybricker moreira

DCH - DEPARTAMENTO DE CIENCIAS HUMANAS/FAELCH

Perfil Pessoal

Descrição pessoal
Cientista político, desde 2013, trabalha como professor adjunto do Departamento de Ciências Humanas (DCH) da Universidade Federal de Lavras (UFLA), especialmente nos cursos de graduação em Direito, Administração Pública, Filosofia, cursos nos quais também atua como orientador de Trabalhos de Iniciação Científica (IC) e de Conclusão de Curso (TCC). No curso de graduação em Direito, leciona permanentemente, desde o segundo semestre de 2013/2, a disciplina de Ciência Política e Teoria do Estado para os/as discentes do primeiro período. Desde 2019, atua na pós-graduação como professor colaborador nos Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável e Extensão (PPGDE – Mestrado Profissional), do Departamento de Administração e Economia (DAE-UFLA), onde já orienta mestrandos e leciona a disciplina “Democracia e movimentos sociais no Brasil”. Passou a atuar no mesmo ano no Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGFILO – Mestrado Acadêmico) do DCH-UFLA. Coordena pesquisas e projetos de extensão que se organizam em torno das suas duas grandes áreas de formação (Filosofia e Ciência Política), e, mais particularmente, nas subáreas da Teoria Política e da Política Brasileira. Publicou, mais recentemente, o artigo “A imitação e o pensamento político brasileiro: uma análise das obras de Oliveira Vianna e de Guerreiro Ramos”, na revista Teoria & Pesquisa (2016), a resenha “A imprevisibilidade democrática”, na Revista Brasileira de Ciências Sociais (2018), e o capítulo “A democracia no pensamento político e social brasileiro do século XX: tradições e intelectuais do país”, inserido no livro Introdução à teoria democrática: conceitos, histórias, instituições e questões transversais (2018). É membro permanente do corpo editorial da Revista de Estudos Jurídicos da UNESP.
Formação acadêmica/profissional (Onde obteve os títulos, atuação profissional, etc.)
Graduado (2004) em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestre (2009) e doutor (2013) em Ciência Política, também pela UFMG. Na dissertação de mestrado, bem como na tese de doutorado, pesquisou temas referentes ao pensamento político brasileiro do século XX, particularmente no que diz respeito à formação da democracia nacional.
Áreas de Interesse (áreas de interesse de ensino e pesquisa)
Teoria política; teoria democrática; política brasileira; pensamento político brasileiro
Currículo Lattes:
http://lattes.cnpq.br/6211275704032299

Formação Acadêmica

Formação acadêmica não cadastrada

Contatos

Endereço profissional
não informado
Sala
51
Telefone
não informado
Endereço eletrônico
marcelomoreira@ufla.br

SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver2.srv2inst1 v4.0.295.28 17/09/2021 06:15